Morre o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, fundador do grupo Caoa
O paraibano criou uma rede que trabalhou ao longo das ultimas quatro décadas com marcas como Ford, Renault, Subaru, Hyundai e Chery e que conta com fábrica própria
10:33 | Ago. 14, 2021
Morreu na manhã deste sábado, 14, o empresário e médico Carlos Alberto de Oliveira Andrade, 77 anos, fundador do grupo automobilístico Caoa.
Ele era paraibano e formado em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco, sendo cirurgião especializado em clínica cirúrgica abdominal.
O grupo informou em nota que ele vinha com saúde debilitada em função de tratamento médico. Carlos Alberto morreu enquanto dormia. Segundo a nota do grupo, estava ao lado da esposa e dos quatro filhos.
Começou nos negócios ao comprar barato uma concessionária falida da Ford em Campina Grande (PB) em 1979. Para fechar negócio, aceitava como pagamento terreno, cabeça de gado e até estoque de tijolo. Chegava a perder dinheiro. Acabou mais ganhando. Expandiu para Recife (PE), São Paulo e, na década de 1980, a Caoa passou a ser a maior revendedora Ford no Brasil.
Em 1992, se tornou a importadora oficial da marca Renault no Brasil e, seis anos depois, da Subaru. Em 1999, começou uma a parceria com a Hyundai e, após oito anos, inaugurou a primeira fábrica da montadora no Pais, no município de Anápolis (GO). Há quatro anos, a Caoa fechou parceria com a chinesa Chery para fazer a produção e a distribuição de veículos da marca na América Latina.
Segundo nota da Caoa, que o destacou como "empreendedor magistral" e um "ícone para a indústria automobilística brasileira", o grupo seguirá administrado pelos atuais executivos.