Olimpíada Nacional de Matemática e Língua Portuguesa abre inscrições

Olimpíada Nacional do Elite (ONElite) abre inscrições gratuitas até o dia 10 de setembro para estudantes do 4º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio para escolas reconhecidas pelo MEC

17:55 | Ago. 09, 2021

Por: Marília Serpa
Foto de apoio ilustrativo. Escolas podem realizar inscrições na 2ª Olimpíada Mirim OBMEP (foto: Reprodução/Getty Images/bluestocking)

A Olimpíada Nacional do Elite (ONElite) está em sua terceira edição trazendo oportunidades para alunos do 4º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de qualquer escola do País. Com inscrições gratuitas até o dia 10 de setembro, o evento, promovido pelo Elite Rede de Ensino, visa estimular o interesse pela Matemática e Língua Portuguesa, além de incentivar a cultura de estudo e identificar novos talentos por meio de desafios proporcionados aos estudantes.

Alunos de qualquer escola do Brasil, sendo reconhecida pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), podem participar. A ONElite é dividida em cinco categorias: júnior (4º e 5º anos do ensino fundamental), nível 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental), nível 2 (8º e 9º anos do ensino fundamental), nível 3 (1º e 2º anos do ensino médio) e nível 4 (3º ano do ensino médio). As inscrições podem ser feitas clicando aqui.

A primeira fase da olimpíada consiste em provas aplicadas por meio de plataforma digital, no dia 25 de setembro, das 8 às 12 horas. Os alunos do nível junior farão questões objetivas de matemática e de português, sendo dez de cada. Enquanto os demais estudantes dos níveis 1, 2, 3 e 4 resolverão questões das mesmas disciplinas, sendo, no entanto, 15 de cada. Com exceção do nível júnior, todos devem participar de duas fases.

“Participar de uma olimpíada é se desafiar, testar o conteúdo aprendido em sala de aula e se envolver mais com os assuntos escolares. Muito mais do que medalhas, prêmios e certificados de participações, uma olimpíada proporciona uma renovada forma de pensar e a oportunidade de aprender outras técnicas para resolução de questões", explica o supervisor pedagógico do Elite, Iango Soares. "Olimpíadas abrem possibilidades profissionais, pois no mercado de trabalho diversas empresas valorizam conquistas olímpicas, já que isto é sinal de que, durante sua trajetória acadêmica, aquele profissional buscava ir além do mínimo para formar seu currículo com o objetivo de sempre se desenvolver com desafios saudáveis e estimulantes”.

Para os estudantes classificados para a segunda e última fase da olimpíada, dos níveis 1 ao 4, serão realizadas provas objetivas e também por meio de plataforma digital no dia 23 de outubro, das 8 às 12 horas, sendo dez questões de matemática e 15 e português. Aqueles que ficarem entre as 60 melhores notas por categoria serão premiados: do 1º ao 10º lugar, receberão medalhas de ouro; do 11º ao 22º lugar, receberão medalhas de prata; do 23º ao 40º lugar, receberão medalhas de bronze; enquanto que do 41º ao 60º, receberão menções honrosas.