31 veículos são apreendidos em combate ao transporte clandestino em Mossoró

Além das apreensões, também foram aplicadas multas e autuações por viagens irregulares e posse de carga sem nota fiscal

23:15 | Mai. 14, 2021

A operação faz parte da programação prevista para o Maio Amarelo, que tem como objetivo a educação e conscientização no trânsito. (foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apreendeu 31 carros que realizavam transporte clandestino remunerado de passageiros, entre os dias 11 e 13 de maio.

Intitulado como Operação Pascal de Combate ao Transporte Clandestino Remunerado de Passageiros, as ações se concentram no município de Mossoró, no Rio Grande do Norte, e cidades circunvizinhas. A operação faz parte da programação prevista para o Maio Amarelo, que tem como objetivo a educação e conscientização no trânsito.

Além da apreensão dos veículos, os condutores foram lavrador com Termos Circunstanciados de Ocorrência por exercício irregular de função e/ou atividade. Além disso, foram aplicadas 48 autuações diversas.

Durante as fiscalizações, os Policiais também encontraram cerca de 25.000 peças de vestuário sem as devidas notas fiscais. O material apreendido foi avaliado num total de R$ 250 mil reais em mercadorias e R$ 67 mil reais em multas. Ainda, durante uma das abordagens, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou um flagrante de porte ilegal de arma de fogo e munições.

Foram realizados, ainda, vários flagrantes de irregularidades, como motoristas inabilitados ou sem curso obrigatório para condução de transporte coletivo; defeito ou ausência de equipamentos obrigatórios; mercadorias sem nota fiscal e transporte clandestino remunerado de passageiros.

A ANTT executou o trabalho de alertar aos riscos que envolvem viagens com transporte clandestino de passageiros, seja pela precariedade dos veículos utilizados nesse transporte, como pelo aumento no risco de contágio pela Covid-19. As operações foram realizadas em conjunto com PRF, com a Secretaria de Tributação (SET-RN) com o Departamento Estadual de Rodovias (DER-RN).