Vídeo: advogado aparece tomando banho durante julgamento online no DF
Alguns segundos depois de aparecer nu, o homem pareceu notar que havia entrado na sessão e desligou a câmera
11:09 | Abr. 09, 2021
Câmeras ligadas em momentos inapropriados estão gerando situações constrangedoras em tempos de videoconferência. O caso público mais recente ocorreu nesta quinta-feira, 8, quando um advogado apareceu tomando banho durante uma sessão de julgamento da 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT).
A cena toda durou cerca de 20 segundos. Enquanto o desembargador José Jacinto Costa Carvalho lia um voto, a imagem do advogado, sem roupa, em um banheiro, apareceu na tela. Alguns segundos depois, o homem pareceu notar que havia entrado na sessão e desligou a câmera.
"Tem um cidadão nu aí em frente ao painel. Que história é essa?", alertou o desembargador Humberto Adjuto Ulhôa na sequência. De acordo com o portal G1, as imagens eram transmitidas ao público pela internet. Não foi possível identificar o advogado envolvido na situação.
Após a gafe, o desembargador Ulhôa reclamou. "Tem que desconectar, esses advogados só têm que entrar aí quando for fazer sustentação oral. Não pode ficar passeando aí. O cara estava nu aí na frente."
As imagens da sessão estavam disponíveis na página do TJDFT no Youtube até pouco depois das 18 horas de ontem, 8. Em seguida, o vídeo ficou indisponível.
Nota do tribunal
Em nota ao G1, a Corte disse que "vem trabalhando de forma que as audiências por videoconferência sejam realizadas com a mesma lisura, formalidade e Ética como se fossem audiências presenciais".
"No entanto, cabe a cada ator (juiz, promotor, defensor, advogado, partes e testemunhas) agir com respeito à formalidade que o ato solene exige. Por fim, cabe à OAB se manifestar em relação a questões éticas envolvendo os membros daquela Ordem", disse o tribunal.
Devido à pandemia de Covid-19, as sessões do TJDFT têm ocorrido por videoconferência. Os advogados recebem um convite para entrar no julgamento e falar em nome dos clientes.