Fotógrafa amadora registra tubarão em Fernando de Noronha

Imagem foi feita na praia da Cacimba do Padre neste domingo, 27

15:43 | Set. 28, 2020

Especialista explica que o animal não surfa nas ondas, como fazem os golfinhos. (foto: Dandara Matias Guedes)

Um tubarão da espécie limão foi fotografado "pegando onda" na praia da Cacimba do Padre, em Fernando de Noronha (PE), neste domingo, 27. A imagem foi registrada pela enfermeira Dandara Matias Guedes, moradora da ilha que trabalha na Superintendência da Saúde no combate à Covid-19.

“Eu gosto de fotografar, sempre que é possível, nas minhas folgas. Estive na Cacimba do Padre e vi cinco tubarões numa região com muitas sardinhas. Preparei a máquina, fiz uma série de fotos e consegui o registro. Adorei o resultado”, contou.

A fotógrafa amadora relatou ao portal de notícias G1 que o tubarão que aparece nas imagens tem mais de um metro e meio de comprimento. Ela relatou que preferiu não tomar banho de mar, não por medo dos tubarões, e sim para evitar entrar na água com o mar revolto.

Para o G1, o engenheiro de pesca Léo Veras, especialista em tubarões, avaliou as imagens tiradas por Guedes. “As fotos são lindas e retratam o momento em que o tubarão administra o cardume de sardinhas, uma espécie de patrulha. O objetivo dele é evitar que as sardinhas se afastem da praia. No final da tarde, inicia a alimentação, devorando as sardinhas”, explicou.

De acordo com o profissional, “os tubarões não surfam as ondas, como fazem os golfinhos. Eles permanecem na região até poucos segundos antes de a onda quebrar”, esclareceu.