Fake News: vídeos tentam associar Felipe Neto a conteúdo impróprio

Internautas suspeitam que o ataque teria sido uma resposta ao vídeo gravado para o jornal The New York Times

20:55 | Jul. 27, 2020

Em pouco mais de 6 minutos, Neto faz um apelo aos norte-americanos para que Donald Trump não seja reeleito nas eleições de novembro deste ano (foto: Reprodução/ New York Times)

Nesta segunda-feira, 27, o youtuber Felipe Neto afirmou em redes sociais que está sendo vítima de fake news, e diversos vídeos o estariam associando a conteúdos de pedofilia e outros impróprios que ele não teria real vínculo. Em postagem no perfil do Twitter, Felipe Neto diz que, até 12h dessa segunda-feira, já existiam mais de 400 vídeos com o intuito de associá-lo. Personalidades brasileiras conhecidas e internautas associam esse movimento como uma resposta ao vídeo dele feito para o The New York Times, em que critica o presidente.

Ele afirma que os vídeos já foram derrubados por violarem as diretrizes onde foram postados, em sua maioria, para as redes sociais Facebook e Instagram. Confira postagem:

São 12:39.

Somente hoje, 416 vídeos já foram subidos para o Facebook e Instagram tentando me associar com pedofilia e conteúdo impróprio e foram derrubados por violação das diretrizes das plataformas.

Quatrocentos e dezesseis vídeos. Ainda é meio dia.

— Felipe Neto (@felipeneto) July 27, 2020



Em outras postagens, Felipe Neto mostra algumas postagens que foram espalhadas, supostamente sobre ele, nas redes sociais. Ele afirma que as postagens têm muitos comentários negativos, de pessoas que acreditam:

Olhem a quantidade de comentários acreditando... É assim em todo post, sempre tem uma leva enorme de pessoas que acreditam.

Esse tipo de mentira leva a assassinatos (literalmente).

Vcs acham q eles se importam?https://t.co/DGhANvEK3A pic.twitter.com/QL6vl4PlSD

— Felipe Neto (@felipeneto) July 27, 2020


Várias personalidades brasileiras, em apoio ao Felipe Neto twittaram sobre o assunto, demonstrando solidariedade e consciência em relação à veracidade de informações espalhadas. Confira:

Como membro da CPMI das Fake News, reforço nosso posicionamento de continuar atrás dos articuladores desse gabinete do ódio que segue funcionando a todo vigor. Nossa solidariedade ao @felipeneto. Isso precisa ter um fim o mais rápido possível. #JuntosComFelipeNeto https://t.co/Kw1JnEIE5r

— Humberto Costa (@senadorhumberto) July 27, 2020


Covardia, bullying, desrespeito...nada disso é tolerável. Felipe Neto é voz corajosa nas redes. Goste-se ou não dele, temos de defender quem renova o debate público. Se nossa geração quer deixar como legado 1 país + afetivo e eficiente, temos de participar+. #JuntosComFelipeNeto https://t.co/pDJ2JQJrBN

— Luciano Huck (@LucianoHuck) July 27, 2020

Os ataques ao @felipeneto são criminosos e todos nós que defendemos a Democracia e o Estado de Direito temos o dever de repudiá-los. Os delinquentes que operam e, principalmente, financiam essa máquina de fake news precisam ser identificados e punidos. #JuntosComFelipeNeto https://t.co/kRxhbVQtFO

— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) July 27, 2020