Criadora de conteúdo Bianca Rosa convence Porta dos Fundos a retirar vídeo com teor gordofóbico do ar

O humorista Fábio Porchat, um dos donos do Porta da canal, admitiu conteúdo gordofóbico e de desculpou

12:26 | Jun. 10, 2020

Esta é Bianca Barroca (foto: Reprodução)

O vídeo "Teste de Covid", publicado pelo canal Porta dos Fundos no YouTube, causou discussão nas redes sociais após ser apontado como conteúdo de teor gordofóbico.

No vídeo, o ator Fabio de Luca interpretou um paciente em busca do resultado de um teste de Covid-19. Na esquete, ele conversa pelo telefone com a atendente de laboratório, interpretada pela atriz Thati Lopes, que lhe passa o laudo e as orientações médicas à distância. Tathi avisa ao homem que o resultado dele deu negativo para Covid-19 porque o vírus não conseguiu "resistir ao seu corpo podre", relacionando à críticas sobre a sua saúde e estilo de vida.

As informações são do jornal Extra e Diário de Pernambuco.

O vídeo foi alvo de diversas críticas, inclusive da apresentadora do programa global "Se Joga", Fabiana Karla. Ela disse que é um "desserviço artístico o conteúdo em tempos tão delicados".

A ativista e criadora de conteúdo Bianca Barroca também contestou. O humorista Fábio Porchat, um dos donos do Porta dos Fundos, chegou a se desculpar e promover uma live na última segunda, 8, sobre o tema.

Bianca participou da live. Os dois comentaram o episódio e reforçaram que as críticas não podem ser consideradas como "mimimi". Porchat disse: "Para mim, o problema não é a ignorância, porque ninguém nasce sabendo. O problema é não querer aprender".

A criadora de conteúdo explicou a razão do vídeo ser considerado problemático. Para ela, o problema central é que a situação retrata mais uma vez a pessoa gorda como desleixada, que não cuida da saúde. Essa é uma visão que não deve ser perpetuada. "A pessoa gorda já passa por diversos preconceitos e isso não representa ela. (...) Trouxe isso para indagar mudanças a vocês. Vamos trazer uma outra abordagem para esse assunto ”, explicou.

A ativista Alexandra Gurgel também participou da conversa para debater a construção de um humor sem gordofobia. Segundo Alexandra, mudar a cultura é difícil, porque é preciso mudar todo o imaginário que cerca aquele tema. "Mas se vocês conseguirem criar um movimento de realmente ouvir essas pessoas, de trabalhar com essas pessoas, de checar duas vezes: 'será que isso é gordofóbico?'. De qualquer forma, to muito feliz com essa oportunidade de vocês abrirem esse diálogo", completou.

Na transmissão, Porchat disse que foi um vídeo de Bianca que acabou lhe convencendo de que o vídeo era, sim, gordofóbico e que por isso deveria ser retirado do ar.

Imagem 1: Bianca fez vídeo sobre conteúdo gordofóbico do canal Porta dos Fundos. (Foto: Repropdução/Instagram)

Conheça um pouco mais de Bianca Barroca

Bianca é hoje uma das vozes que combatem a discriminação contra pessoas obesas e com sobrepeso. Por meio de seu canal do Instagram, ela difunde mensagens positivas que estimulam pessoas gordas a amarem seus corpos e denuncia práticas ainda comuns, como a discriminação contra gordos no mercado de trabalho e a gordofobia médica, por meio da qual o preconceito contra pacientes obesos dificulta o acesso a tratamentos e até diagnósticos adequados.

O canal de Bianca no Instagram existe desde 2015, mas foi a partir de 2019 que ela passou a discutir mais abertamente a gordofobia por meio de vídeos que merecem cada vez mais visualizações. Neste ano, a criadora de conteúdo chamou a atenção também por reproduzir a muito comentada cena em que a atriz Paolla Oliveira aparece de costas, vestindo apenas uma calcinha, na minissérie Felizes para sempre?.

Bianca posta foto sobre cena de Felizes Para Sempre? (Foto: Reprodução/Instagram)


No vídeo em que criticou o Porta dos Fundos, Bianca chamou a atenção para o fato de a peça de humor ainda tocar na questão do atendimento à saúde, lembrando a história de um senhor que morreu de Covid-19 após não conseguir atendimento adequado, incluindo a realização de exames, por ser obeso.

> Canal de Bianca Barroca 
> Instagram