Marina Ruy Barbosa é "cancelada" devido a passado do tataravô

O cancelamento chegou a ficar nos assuntos mais comentados do Twitter

14:36 | Mai. 04, 2020

Por: Redação O POVO
Considerada "isenta" pela falta de força política, a atriz Marina Ruy Barbosa repercutiu sobre o assunto em entrevista para a revista Ela: "Sei que, de alguma forma, me enxergam nesse liugar de insenta. Uns podem achar que quem não xinga ou se manifesta é covarde. Não é medo de perder seguidores ou trabalho. O medo até existe, mas é um medo em relação à minha saúde mental. Não há mais espaço para errar" (foto: Reprodução/Instagram)

A atriz Marina Ruy Barbosa foi “cancelada“ - termo usado para hostilização de figuras públicas que falam ou fazem algo problemático - no último domingo, 3, após internautas lembrarem do jurista e ex-ministro da Fazenda do País, Rui Barbosa, o tataravô da artista, que teria ordenado que registros de posse e movimentação patrimonial de escravizados em 1890 fossem queimados.

O cancelamento chegou inclusive a ficar nos assuntos mais comentados do Twitter no Brasil. Na época o tataravô de Marina teria dito que havia feito para "apagar" a escravidão da história brasileira.

Ouça isso: Cultura do cancelamento é tema do podcast Vida&Arte

A polêmica ficou ainda maior ao ser desenterrada uma entrevista de Marina em 2014 no programa Esquenta, com Regina Casé, em que ela afirma ter orgulho do tataravô.

Alguns usuários do Twitter, entretanto, alegaram que a queima foi feita para tornar inviável o cálculo de indenizações que antigos proprietários de escravizados estavam reivindicando. Segundo um usuário, as informações teriam sido tiradas do livro Rui Barbosa e a Queima de Arquivos do historiador Américo Jacobina Lacombe.

Confira tweet

cancelaram a marina ruy barbosa porque o tataravô, o diplomata ruy barbosa ordenou que queimassem documentos que registravam a entrada de negros do país, para "apagar" da história da nação que o brasil foi escravocrata.

SÓ QUE NÃO É BEM ASSIM + pic.twitter.com/Z1V1BZXlVY

— Ti (@otiagof) May 3, 2020