Taxa de isenção do Enem 2020 pode ser solicitada até amanhã

Resultado das solicitações sairá no dia 25 de abril; prazo é o mesmo para justificativa de ausência no Enem 2019

11:04 | Abr. 16, 2020

O período de inscrição para o Enem 2020 será de 11 a 22 de maio; pedido de isenção de taxa começou em 6 de abril (foto: ARQUIVO)

Estudantes que realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano tem até amanhã, 17, para solicitar a isenção da taxa de inscrição e a justificativa de ausência, caso o estudante não tenha comparecido à prova na edição de 2019. 

A justificativa só é obrigatória para quem foi isento na edição de 2019, não compareceu a prova e deseja solicitar a isenção novamente para este ano. O pedido é sempre feito antes do início das inscrições, que será em maio. O resultado da solicitação sairá no dia 25 de abril e o prazo para recursos contra o resultado podem ser feitos no dia 27 de abril.

A isenção no valor de R$ 85 pode ser solicitada por três perfis:

- Estudante que está cursando a última série do ensino médio em 2020 em escola de rede pública;

- Estudante de cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral da rede privada, além de ter renda igual ou menor a um salário mínimo por pessoa;

- Estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), além de ter renda familiar de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

O cadastro não exige o documento digital, mas o Inep pode solicitar a comprovação posteriormente, caso seja necessário.

Já para os que devem justificar a ausência no Enem 2019, os estudantes precisam documentos que justifiquem a falta digitalizados em formatos PDF, JPG ou PNG.

Os seguintes documentos podem ser utilizados como justificativa de ausência:

- Assalto ou furto;
- Acidente de Trânsito;
- Casamento ou união estável;
- Morte na família;
- Maternidade
- Privação de liberdade (prisão)
- Acompanhamento de cônjuge;
- Paternidade;
- Saúde ou emergência médica;
- Atividade curricular;
- Intercâmbio acadêmico;
- Trabalho;

Ambas as solicitações podem ser feitas pela página do participante no site do Inep. Solicitar a isenção da taxa não garante a inscrição na prova e os estudantes devem se inscrever normalmente entre os dias 11 e 22 de maio.