OMS declara emergência internacional em saúde pública por causa do coronavírus

O número de suspeitos são 9: 1 em Minas Gerais, 1 no Rio de Janeiro, 3 em São Paulo, 2 em Rio Grande do Sul, 1 no Paraná e 1 no Ceará.

16:54 | Jan. 30, 2020

Por: Lucas de Paula
Passageiros chegam a cidade de Los Angeles, vindos da Asia, protegidos com mascaras, devido ao coronavírus (foto: Mark RALSTON / AFP)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quinta-feira, 30, que os casos do novo coronavírus 2019 n-CoV são uma emergência de saúde pública de interesse internacional. A informação foi repassada durante coletiva de imprensa do Ministério da Saúde (MS), pelo secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira. 

"A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, no âmbito do Regulamento Sanitário Internacional, Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional", informou o secretário Wanderson de Oliveira. #Coronavírus #novocoronavírus pic.twitter.com/I0HTPUfa2o

— Ministério da Saúde (@minsaude) January 30, 2020

Em transmissão ao vivo no Facebook, o Ministério da Saúde informou que já chega a 43 o número de notificações de coronavírus no Brasil. Foram 10 casos notificados de ontem para hoje. Já o total de casos suspeitos segue em nove, sendo 1 em Minas Gerais, 1 no Rio de Janeiro, 3 em São Paulo, 2 em Rio Grande do Sul, 1 no Paraná e 1 no Ceará. Além disso, são 28 casos excluídos e 6 descartados. Os dados foram coletados até 12 horas desta quinta-feira, 30. 

Acompanhe ao vivo a coletiva do MS:

Casos notificados são diferentes de suspeitos. As notificações logo quando feitas são levadas para avaliação no Ministério da Saúde, que analisa e classifica como suspeito ou excluído. Já os descartados são casos que eram suspeitos e depois são constatados como não sendo mais.

Apesar de serem 9 casos suspeitos, assim como no dia 29, eles não são os mesmos. Após as análises, quatro casos descartados e outros quatro entraram nas estatísticas como suspeitos, segundo MS. 

Linha do tempo

29 de janeiro: 9 casos suspeitos divulgados (1 no Ceará, 3 em São Paulo, 2 em Santa Catarina, 1 no Rio de Janeiro, 1 em Minas Gerais e 1 no Paraná).

30 de janeiro: 4 casos descartados (3 de SP e 1 do PR) e 4 casos suspeitos foram incluídos (1 do RJ, 1 de SP, 1 do RS e 1 do PR), permanecendo com o mesmo número de nove suspeitos. Caso do Ceará segue em investigação e internado em isolamento no Hospital Regional Norte, em Sobral.

Dados do coronavírus no mundo:

7.818 casos confirmados da doença no mundo;
7.736 casos confirmados apenas na China (1.370 casos mais graves)
12.167 suspeitas do vírus na China;
170 mortes (todas na China);
18 países já foram afetados pela doença (82 casos).

 

Colaborou Matheus Facundo