Anúncio falso leva dezenas de pessoas à fila em busca de empregos
O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira, 16, em Niterói, estado do Rio de Janeiro. Áudios no WhatsApp e postagens no Facebook informavam sobre inauguração de de uma sede do Sine-RJ
09:13 | Ago. 16, 2019
Um anúncio falso de oferta de empregos disparado por áudios no WhatsApp levou dezenas de pessoas a formar fila no Centro de Niterói, estado do Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira, 16. As informações são da TV Globo.
Os áudios informavam sobre uma inauguração de uma sede do Sistema Nacional de Empregos (Sine-RJ). "Quem tiver desempregado na sua família, manda pro Sine Niterói, a inauguração vai ser sexta-feira, dia 16, na rua da rodoviária, 8h da manhã. Eu não vou 'tá' lá. Eu trabalho na matriz, eu trabalho na sede, lá no Rio. Manda a galera pra cá porque tem muito emprego, muito emprego. Manda todo mundo pra cá. Sexta-feira, dia 16 de agosto, levar todos os documentos. Eu não vou 'tá' lá, mas vai ter muita vaga de emprego, manda a galera toda pra lá", dizia um dos áudios.
No Facebook, postagens afirmavam haver cerca de 1.500 vagas de empregos. Segundo o G1, várias pessoas chegaram ainda na madrugada para tentar uma melhor posição na fila.
Ao Bom Dia Rio, jornal da TV Globo, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Relações Internacionais informou que a notícia era falsa, que no local não havia nenhum Sine sendo inaugurado.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca 1,3 milhão de pessoas estão desempregadas no estado do Rio de Janeiro. Quase a metade, 500 mil, procura emprego há mais de dois anos. Os dados foram divulgados nessa quinta-feira, 15.