David Miranda e Glenn Greenwald veem entrave de governos na emissão de vistos dos filhos

Pedido emergencial de visto é para os dois filhos viajarem com o jornalista e conhecerem a avó, que está com câncer em estágio terminal

10:34 | Jul. 29, 2019

Glenn Greenwald, David Miranda e os filhos (foto: DIVULGAÇÃO)

O jornalista Glenn Greenwald e o deputado federal David Miranda requisitaram ao consulado dos Estado Unidos no Rio de Janeiro pedido emergencial de visto para os dois filhos viajarem com o jornalista e conhecerem a avó, que está com câncer em estágio terminal. Apesar de uma primeira resposta positiva, o casal tem data indeterminada para aprovação e vê entrave posto pelos governos do Brasil e dos EUA. A adoção das crianças foi formalizada em março deste ano.

Segundo David, os documentos foram levados ao consulado no último dia 22. Ele recebeu um documento dizendo que o visto foi aprovado e que ele poderia voltar às 14 horas para buscar os passaportes. As informações são de Mônica Bergamo, na edição desta segunda-feira, 29, da Folha de S. Paulo.

Ao buscar os documentos, o parlamentar foi informado de que seriam necessárias informações adicionais para a aprovação do visto. E que não havia mais data para que eles fossem entregues. Entre os dados solicitados, a informação sobre onde os meninos trabalharam nos últimos 15 anos. Os dois meninos têm 8 e 12 anos.

Em seu perfil oficial, Glenn tuitou que se trata de "óbvia colaboração com o governo brasileiro" e ato "repulsivo e desumano, não importa sua ideologia". 

O que o governo dos EUA está fazendo, em óbvia colaboração com o governo brasileiro - impedir que nossos filhos encontrem pela primeira vez sua avó morrendo rapidamente , em retaliação por nossos reportagens - é repulsivo e desumano, não importa sua ideologia. Vamos ter mais hj: https://t.co/T52HPngWql

— Glenn Greenwald (@ggreenwald) 29 de julho de 2019