Reitora da UFRJ apresenta plano de ação nesta quinta-feira

18:34 | Jul. 03, 2019

Primeira mulher empossada na reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro(UFRJ) em 99 anos, a professora do Instituto de Biofísica da instituição, Denise Pires de Carvalho, convocou para esta quinta-feira (4) uma reunião extraordinária do primeiro Conselho Universitário. Na reunião, Denise  apresentará as linhas gerais de um plano de ação a ser implementado em curto prazo na instituição.

O plano será iniciado com a Pró-Reitoria de Graduação, disse Denise hoje (3) à Agência Brasil. O objetivo é mostrar à comunidade as metas de planejamento para reduzir o nível de evasão e fortalecer o ensino a distância, associando parte deste ao presencial. "Um planejamento mais imediato será apresentado amanhã", informou a reitora.

Denise estimou em 50% a evasão nos cursos de graduação da UFRJ, ou seja, "metade dos alunos que ingressam" na instituição. Segundo a reitora, o índice de desistência varia de curso para curso. Ela pretende fazer um estudo dos últimos 10 anos para verificar o grau de evasão por curso, porque as causas são muito diferentes. "Uma vez identificadas as causas, vamos tentar diminuir esses índices. Sabemos que muitos estudantes saem no fim do curso. É diferente o estudante que para no primeiro ano do curso daquele que sai no último [ano]. Vamos abordar os diferentes problemas para tentar aumentar o número de concluintes."

Segunda etapa

Em reunião posterior do Conselho Universitário ordinário, Denise pretende apresentar o planejamento para enfrentar problemas mais administrativos, que incluem orçamento e governança. "Para que toda a comunidade saiba os problemas relacionados ao orçamento, o que existe em termos de contas a pagar. Tudo isso será mostrado à comunidade acadêmica", afirmou.

A reitora, que tomou posse ontem (2), disse que já está trabalhando na revisão do orçamento da universidade. Uma comissão será formada para analisar o orçamento com a Pró-Reitoria de Finanças. O objetivo é "publicizar" a questão orçamentária para que toda a comunidade acadêmica saiba quais são os gastos com luz e água e para que essas despesas sejam revistas e reduzidas.

No entanto, ela disse temer que, mesmo fazendo o "dever de casa", se o corte anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) permanecer, a universidade tenha dificuldadese para pagar a limpeza, a segurança e a conta de luz. O orçamento de custeio da UFRJ chega a R$ 360 milhões, e o contingenciamento previsto é em torno de R$ 114 milhões.

Denise, que tomou posse nesta terça-feira em Brasília, receberá o cargo formalmente no próximo dia 8, às 10h, e vai liderar uma comunidade integrada por 67 mil estudantes de graduação, pós-graduação e ensino a distância, além de 4 mil docentes.