Há um ano, Brasil se despedia do ator Domingos Montagner

Ator se afogou no rio São Francisco durante intervalo das gravações da novela "Velho Chico". Família não realizará homenagem formal

10:30 | Set. 15, 2017

Domingos Montagner (foto: )
[FOTO1] Domingos Montagner morreu aos 54 anos, há um ano, ao se afogar no rio São Francisco, na Região de Canindé de São Francisco, que fica na divisa entre Sergipe e Alagoas. O acidente trágico chocou o País que acompanhou, aflito, as notícias sobre o desaparecimento do ator, até o óbito ser confirmado. Um ano depois, a família não deverá realizar um ato formal em memória do ator. 
 
"A nossa homenagem é constante, diária, mas o momento simbólico não vai ter. Não haverá nada com esse foco, desse jeito, pontual", disse ao G1, Luciana Lima, viúva de Montagner. 
 
[SAIBAMAIS]
O grupo LaMínima, fundado há 20 anos por Montagner, apresentará suas sessões da peça "À La Carte", no teatro Sesc 24 de Maio, no Centro de São Paulo. O projeto, idealizado pelo ator em parceria com o amigo Fernando Sampaio, em 2016, apresentou ao público o espetáculo Pagliacci, uma exposição e outras montagens do grupo, entre março e julho deste ano. 
 
"Nunca pensei em desistir da comemoração dos 20 anos do grupo. Não foi uma escolha racional (prosseguir), porque é uma forma de termos, continuamente, a 'presença' do Domingos, ponderando a todo momento de como ele agiria nas situações, das grandes decisões até aos mínimos detalhes", afirmou Luciana, que comando o grupo. 
 
Morte trágica 
 
Na tarde do dia 15 de setembro de 2016, Domingos desapareceu no rio São Francisco após ser levado pela correnteza. O ator interpretava Santo em Velho Chico e havia gravado cenas da novela pela manhã. Após o almoço, Domingos e a colega Camila Pitanga entraram no rio e, durante um mergulho, ele não retornou à superfície e seu corpo só foi encontrado depois de quatro horas, preso entre pedras, a 18 metros de profundidade e a 320 metros da margem, próximo à Usina de Xingó. 
 
 
Homenagens 
Camila Pitanga usou nesta sexta-feira, 15, o Instagram para homenagear o Montagner: "E se fez um ano de sua passagem amigo, um ano de luta para seguir com dignidade", escreveu. A atriz ainda agradeceu o apoio de Luciana, viúva do ator. "Nada se apaga, cada gesto de solidariedade está gravado em mim e agradeço com muito, mas muito amor a todos que se manifestaram. Em especial a Lu que me mostrou a força e generosidade que a vida pode ter. Que você esteja em paz", finalizou Camila.
[VIDEO1]
Carolina Dieckmann também usou a rede social para lembrar o ator. "Um ano sem você. Um ano de um dia difícil, doído. Um ano e parece que foi ontem, sua voz no WhatsApp dizendo que não dava para ir à pré do meu filme porque você estava gravando no rio São Francisco. Um ano. Oh, Domingos... você foi tão cedo!", declarou Dieckmann. 
[VIDEO2] 
 
Redação O POVO Online