Nova espécie de dinossauro é encontrada na Paraíba; veja vídeo

Sousatitan - o titã de Souza foi o dinossauro mais antigo do período Cretáceo

17:09 | Jul. 25, 2016

NULL (foto: )

Paleontólogos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) encontraram em Sousa, sertão da Paraíba, uma espécie inédita de dinossauro.

Através de fragmentos da fíbula, um osso da perna, eles localizaram o que pode ser o titanossauro – herbívoro que viveu na região há cerca de 136 milhões de anos. As informações são da Folha de São Paulo.


Os vestígios desse animal pré-histórico estão sendo estudados pela paleontóloga Aline Ghilardi, da UFPE, e podem representar grandes evoluções nas pesquisas que identificam os maiores répteis que viveram naquela região - que é conhecida por abrigar o parque Vale dos Dinossauros, a 438 km de João Pessoa, museu que atraí pesquisadores e turistas de todo o mundo.[VIDEO1]

Segundo o paleontólogo Felipe Pinheiro, existe a probabilidade de encontrar mais ossos por lá. “A descoberta aponta para a possibilidade de acharmos mais osso de animais que deixaram aquelas pegadas”, disse em entrevista à Folha de São Paulo.

Sousatitan, o titã de Souza

O mais antigo dinossauro do período Cretáceo(entre 145 e 66 milhões de anos atrás) recebeu apelido o de Sousatitan – o titã de Souza, e ainda está sendo analisado com cautela para ser descrito com mais exatidão. 

De acordo com os cientistas que publicaram um artigo na revista científica “Cretaceous Research", o animal tinha 1,60 m de altura até o quadril e não deveria ter mais que 5,70 de comprimento.

Porém, uma análise histológica, mostrou que o osso pertencia a um dinossauro jovem, que morreu antes de se desenvolver completamente. “É possível que um Sousatitã adulto pudesse atingir um tamanho muito maior do que esse”, afirma a paleontóloga Aline.

[SAIBAMAIS3]
Descoberta

Os pesquisadores chegaram ao fóssil após um dos moradores da cidade, Luiz Carlos Gomes, ter visto o osso em meio às pedras e sedimentos e ter tirado uma foto, que ao ser compartilhada nas redes sociais chegou à eles, que viram a importância do material.

O fóssil que estava na Universidade Federal de Pernambuco para ser estudado, retornou para Sousa, e será exposto ao público no museu Vale dos Dinossauros.

Redação O POVO Online