Confira lista polêmica da Fifa sobre a cultura dos brasileiros
21:02 | Mar. 24, 2014

A cartilha virou motivo de polêmica por informar que o brasileiro não é pontual e que no trânsito impera a lei do mais forte por aqui. Confira a lista das dez características culturais eleitas pelo órgão.
1 - "Topless"
Apesar de as mulheres brasileiras serem famosas por usarem pouca roupa no carnaval, elas nunca tiram o biquine na praia. Fazer topless é proibido e pode resultar em multa.
2 - "Atrasos"
Diferentemente dos ingleses, o brasileiro não tem o costume de ser pontual. O famosos famosos "quinze minutinhos" se apresenta como marca cultural no País do futebol.
3 - "Contato caloroso"
O contato físico de homens e mulheres no Brasil é uma forma de cortesia, e cumprimento, diferentemente da frieza dos europeus. Por aqui se fala muito com as mãos e as pessoas não hesitam em tocar nas outras durante uma conversa. Numa festa esse contato físico pode facilitar um beijo, porém que não pode ser interpretado como um algo a mais.
4 - "Ser paciente"
No Brasil, as coisas são comumente feitas no último minuto. Então, todos os turistas devem ter paciência. Tudo ficará pronto a tempo. Isso vale, inclusive, para os estádios. A filosofia dos brasileiros na vida pode ser resumida com a seguinte frase: “relaxa e aproveita”.
5 - "Açaí"
Os frutos da Amazônia são maravilhos: previnem rugas e têm o mesmo efeito de uma bebida energética. Algumas mordidas no intervalo podem ajudar até o mais cansado dos jogadores de futebol a recuperar a energia.
6 - "Trânsito"
Não há respeito aos pedestres nas faixas de trânsito. O direito de ir e vir entre os motoristas simplesmente definido pela preferência do veículo maior.
7 - "Espanhol"
Os brasileiros não falam espanhol. Os turistas que tentarem se comunicar usando a língua terão a sensação de estarem falando com as paredes. A língua nacional é o português brasileiro, uma variante do português. E se falar que Buenos Aires é a capital do Brasil, corre o risco de ser deportado.
8 - "Moderação"
Se for em uma churrascaria, não coma muito assim que chegar, ou pelas próximas doze horas. As melhores carnes só chegam no final.
9 - "Sim"
No Brasil, o "sim" não corresponde exatamente ao signifcado da palavra. Para o brasileiro o “sim” na verdade significa “talvez”. Se, por exemplo, alguém disser “Sim, eu te ligo de volta”, não se deve espererar que o telefone toque nos próximos minutos.
10 - "Fila"
Organizar uma fila não está no DNA dos brasileiros. Numa escada rolante ou num cinema, por exemplo, o modelo britânico de formar uma fila de um lado não existe. Os brasileiros preferem cultivar o caos.
Redação O POVO Online