PUBLICIDADE
Notícias

Cinco passos para ser um cidadão mais bem educado

21:50 | 20/08/2013
O Programa Lixo Zero, desenvolvido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, multou, em seu primeiro dia de operação, nesta terça-feira, 20, mais de 100 pessoas que jogaram lixo nas ruas da cidade. A aplicação das multas, que variam entre R$ 157 e R$ 3 mil, pretende reeducar a população carioca quanto à limpeza urbana. Muitos pedestres multados aprovaram a medida, porém criticaram a pouca divulgação do Programa.

Para conviver bem em sociedade é necessário cumprir regras que mantenham a organização social e o bom funcionamento dessas regras estabelecidas sem que haja a necessidade de punições para o seu cumprimento. O O POVO Online preparou uma lista de regras fundamentais para que o convívio social urbano flua de modo razoável.

- Apesar de existir coleta de lixo residencial, realizada por empresas prestadoras de serviço das prefeituras, e das lixeiras nas vias públicas, há forte prática de moradores que jogam lixo na rua. O cidadão precisa colaborar também com a limpeza da cidade, assim como mantém limpa a sua residência.

- Longas filas de veículos no trânsito, principalmente nos horários de pico, levam motoristas a buzinar desenfreadamente. A prática, além de infringir as leis de trânsito, causa irritação generalizada.

- Não estacionar indevidamente o veículo particular em locais reservados para pessoas com deficiência. Além de ser multado por infringir regra estabelecida, prejudica o motorista deficiente que precisa da vaga.

- Uma das regras mais debatidas diariamente é a fila. Para entrar em um ônibus, pagar uma conta ou fazer compras é preciso se organizar para que a ordem seja respeitada. Furar fila é falta grave na organização social.

- Dar preferência ao transporte coletivo diminiu o número de carros particulares nas vias e contribui para o bom fluxo do trânsito, além de preservar o meio ambiente com a menor incidência de gases que poluem o ar.

Redação O POVO Online



TAGS