PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

STJ pedirá explicações a denunciados da Expresso 150

2017-11-23 01:30:00

Nenhum dos advogados que atuam nas defesas dos desembargadores cearenses Francisco Pedrosa, Sérgia Miranda e Váldsen Pereira, denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF) junto ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), foi além da formalidade nas respostas, ao explicarem ao O POVO que estratégias irão adotar a partir de agora.

Os três magistrados são acusados de venderem suas decisões em troca de “vantagens indevidas” (corrupção ativa), investigados pela operação Expresso 150, da Polícia Federal. Eles já eram investigados administrativamente no Tribunal de Justiça e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).


“Agora o ministro (Herman Benjamin, do STJ) irá intimar os denunciados para as alegações preliminares (na ação penal). O próximo passo é a desembargadora apresentar sua linha de defesa de que não praticou nenhum desses atos apontados, que são inverídicos”, afirmou a advogada Ana Maria Prates, de Brasília, que representa a desembargadora Sérgia Miranda - afastada das funções desde o ano passado.


“Estou analisando a denúncia para me posicionar melhor”, disse o advogado Flávio Jacinto, que defende Váldsen Pereira. O desembargador foi aposentado compulsoriamente em maio de 2014. Foi punição administrativa, a maior possível aplicada a um magistrado fora do nível penal.


O advogado Paulo Quezado, que faz a defesa do casal Francisco Pedrosa e Emília Castelo Lira, também sintetizou: “Estamos estudando para produzir a defesa preliminar. Os dois negam os fatos”. Pedrosa foi afastado da magistratura em setembro de 2016.


Nas alegações preliminares, o STJ pergunta se os denunciados admitem cometimento do crime. A Corte analisa e diz se acata a denúncia. Todos têm negado as acusações.


Contatados

No início da tarde de ontem, O POVO deixou recado no escritório do advogado Mauro Rios e falou diretamente com o advogado José Joaquim Mateus Pereira (conhecido como “Zé Galinha”). Ambos não retornaram as ligações até o fechamento da edição.

 

Entre 13h30min e 16 horas, foi tentado contato por meio de três telefones do advogado Michel Coutinho, que é casado com a advogada Jéssica Simão. Foi gravado recado na caixa postal de um deles. Também houve ligação para o celular do advogado Adailton Freire Campelo e para dois números da advogada Cláudia Adrienne Sampaio. Nenhum atendeu às ligações, apesar do sinal de chamada completar.


Não se obteve o número do empresário Frankraley Oliveira Gomes, identificado na denúncia como namorado da desembargadora Sérgia Miranda. Nem do preposto dele, Paulo Fernando Mendonça. Também não houve contato com o advogado Marcos Paulo de Oliveira Sá. No Cadastro Nacional de Advogados, Michel Coutinho, Mauro Rios e Zé Galinha aparecem como suspensos.

Cláudio Ribeiro e Carlos Mazza

 

“Festa” no plantão


Por mensagens, advogados celebram possíveis solturas no plantão de 17/11/2012, da desembargadora Sérgia Miranda - segundo MPF


MICHEL: Oi amigo. Vc ligou?


CARLOS EDUARDO: Liguei sim. A festa vai ser sábado dia 17.


MICHEL: Mudou?


CARLOS EDUARDO: Mudou sim, amigo. [...]


MICHEL: Amigo me deram uma noticia agora Eh amanha! Veja lá de novo, pois ocorreu mudanças! [...]


CARLOS EDUARDO: Me disse que só dia 17


MICHEL: Estranho! O Chupeta tá divulgando! [...] (Dia 17/11/12)


MICHEL: Bom dia amigo! Vai no escrit? Achei um parceiro. Achei do jeito que ele quer!


CARLOS EDUARDO: Ok. Beleza.


MICHEL: Amigo o ultimo não deu certo! O do raimundinho ainda não desceu. Só deu certo o jones até agora


CARLOS EDUARDO: Eu sei O Raimundo v já


MICHEL: Mas deu certo né?


CARLOS EDUARDO: Claro

 

MICHEL: Ok


CARLOS EDUARDO: Veja ai O outro tá saindo


MICHEL: Deu certo


(Obs: Chupeta é o apelido do advogado suspenso Fernando Feitosa, já réu em processo no STJ)


Reproduzido ipsis literis, como consta na denúncia do MPF

 

Adriano Nogueira

TAGS