PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Crítica Radical lançará obra de filósofo alemão sobre Karl Marx

2017-11-15 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Apresentando a outra “metade” do Karl Marx “desaparecida do mapa”, o filósofo alemão Robert Kurz lançou apanhado dos “textos mais importantes de Marx para o século XXI”, com comentários, em 2000. O grupo Crítica Radical lançará, amanhã, primeira edição brasileira da obra, com o título em português Ler Marx, durante evento de debate na Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC) que insere o livro como estudo da “atual crise” do Brasil como “lógica do capitalismo”.


A intenção de Kurz, conforme revela no prefácio de Ler Marx, é de mostrar o “Marx original”, “da crítica da irracionalidade do moderno sistema produtor de mercadorias”. Menos o “teórico da luta de classes”, mais do “teórico da negação do sistema”.


“As fórmulas (...) da ‘luta de classe’ tornaram-se arcaicas; já não desencadeiam quaisquer paixões, nem positivas, nem negativas, provocam apenas bocejos”, analisa Kurz, sobre o foco atual do marxismo.


Segundo Rosa da Fonseca, do grupo Crítica Radical, a obra é considerada “da maior importância justamente por essa atualidade”. “Demarca toda uma visão do outro Marx, o ‘esotérico’, mais profundo, além do ‘exotérico’, que ficou preso à ‘luta de classes’”, diz Rosa.


Também um dos coordenadores do grupo, Jorge Paiva afirma que o livro é uma “ferramenta” para leitura da “crise, que ninguém sabe responder”, “nem esquerda, nem direita”.


“Fornece pistas importantes para compreender a natureza e desenvolver aquilo que ele chama de ‘crítica categorial’ – às categorias do capitalismo que são consideradas (trabalho, dinheiro, mercado) coisas naturais: trabalho, política, estado, mercado, dinheiro, mercadoria. A esquerda está despreparada para enfrentar isso”, complementa Jorge Paiva.


Ex-prefeita de Fortaleza, Maria Luíza Fontenele argumenta que “o que se observa” é “todos os setores que não entendem a complexidade do momento procurarem alguém para culpar”, desviando-se apenas para “saídas totalmente falsas”.


“O capitalismo está desmoronado pela sua própria lógica interna, e não pode revoluções. Vamos cair no buraco com ele? Daí a necessidade dessa teoria para pensar na possibilidade de ruptura”, destaca a integrante do grupo Crítica Radical.


A organização projeta tiragem inicial de 500 livros, que deve ser ampliada após o evento.

 

SERVIÇO

 

Lançamento e debate sobre o livro Ler Marx

Quando: quinta, às 18h30min

Onde: Associação dos Docentes da UFC (ADUFC) - Av. da Universidade, 2346

Entrada franca.

 

Daniel Duarte

TAGS