PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

De olho em 2018, siglas agendam encontros partidários

2017-10-21 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

A menos de um ano das eleições, três siglas no Ceará devem realizar conferências e encontros neste mês. Seguindo convenção recente do PDT, reuniões estaduais de PT, PSDB e PCdoB terão eleições de 2018
como pauta comum.


O impulso maior para a discussão da agenda eleitoral foi dado pelo PDT, no último dia 12. A convenção da sigla fortaleceu candidatura de Ciro Gomes (PDT) à Presidência da República, com presença de lideranças no Estado, como o presidente do PT no Ceará, Francisco de Assis Diniz, e o governador Camilo Santana (PT).


No último sábado, 14, a presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, reforçou tese de candidatura própria do partido à presidência, durante convenção da legenda em Fortaleza.


Hoje, o PCdoB realiza conferência estadual, que deve seguir a mesma linha da municipal e robustecer planos eleitorais. De acordo com o comandante estadual Luis Carlos Paes, haverá alinhamento para “continuar acumulando forças” no Estado, com projeto de “reforçar a presença no Congresso Nacional”. Um nome para candidatura ao Senado deve ser apresentado.


Na convenção do PDT que elegeu diretórios municipal e estadual, De Assis defendeu candidatura de Lula para a presidência e de Camilo à reeleição. Para o dirigente, é “fundamental” para a sigla no Estado, e a opção pode ser reforçada em encontro com prefeitos e vice-prefeitos petistas do Ceará, na próxima sexta-feira, 27.


Segundo De Assis, “também será debatido “o tamanho” que a sigla deve ter “no parlamento em 2018”. Nos cálculos internos, o PT “pretende trabalhar para eleger cinco deputados estaduais”, “ampliar a bancada federal” com mais um integrante” e discutir a “manutenção da vaga de senador” e um nome para o cargo.


Desenhando primeiros traços de oposição no Ceará, PSDB também elegerá os diretórios municipal e estadual nos próximos 30 dias.


Conforme Luiz Pontes, presidente estadual do partido, há uma “ênfase muito grande” no desempenho eleitoral do partido, que possui apenas um deputado federal e um estadual no Ceará. A intenção, conforme Pontes, é “incentivar novas lideranças” e as “já comprometidas com o partido”.


Dentro do “sentimento geral” do partido de “ter candidato” ao governo e “ser protagonista”, ele conta que a candidatura do senador Tasso Jereissati ao governo também pode ser definida entre as convenções – o que “animaria o pessoal” e poderia mudar quadro
tucano no Ceará.


Outros partidos no Ceará, como PSD, PMDB, PR e PSB, ainda não definiram datas para encontros.

 

Daniel Duarte

TAGS