PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Ipea apresenta plataforma para fiscalização de ONGs

2017-09-26 01:30:00

II Encontro Cearense do Terceiro Setor reuniu ontem entidades organizadas da sociedade civil para discutir relacionamento entre poder público e ONGs, mudanças na fiscalização e prestação de contas. Ponto de destaque do evento, a plataforma Mapa das Organizações da Sociedade Civil foi apresentada.


O Encontro foi promovido pelo Ministério Público do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio de Fundações e Entidades de Interesse Social, e pelo Conselho Regional de Contabilidade do Ceará (CRC/CE). Desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o portal do Mapa está online desde 2015, mas recebeu uma nova versão em março deste ano.


Conforme explica Félix Lopez, o Mapa vem ao encontro “dos interesses de transparência” exigidos pela lei 13.019/2014, que instituiu o chamado Novo Marco Regulatório do Terceiro Setor.


“O Mapa cria um ambiente pra isso, que não existia, para que as informações sejam públicas, com transparência e informação, para que as organizações possam reportar suas atividades, bem como os órgãos públicos (que as contratam)”, afirma Félix.


Acessando o portal, é possível fazer cadastro de organizações e acompanhar atividade e prestação de contas.

Daniel Duarte

 

Adriano Nogueira

TAGS