PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Geddel é preso de novo após apreensão de R$ 51 milhões

2017-09-09 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O ex-ministro Geddel Vieira Lima voltou a ser preso ontem, pela Polícia Federal, que apontou "fortes indícios" de que os R$ 51 milhões encontrados em um apartamento em Salvador nesta semana sejam dele.


A polícia encontrou digitais do ex-ministro no local. Geddel foi preso de manhã em casa, na capital baiana, onde cumpria prisão em regime domiciliar desde julho.


O novo mandado de prisão foi autorizado pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara Federal do Distrito Federal, que disse haver indícios de lavagem de dinheiro e de "reiteração da conduta criminosa", o que, segundo ele, justifica a prisão preventiva. Para o juiz, Geddel age de "forma sorrateira".


O ex-ministro foi levado para Brasília no fim da tarde e passou por exames no Instituto Médico Legal (IML). Depois, seguiria para o Complexo Penitenciário da Papuda.


O retorno de Geddel para o regime fechado trouxe de volta o clima de tensão no Palácio do Planalto, diante da possibilidade de um acordo de delação premiada de uma pessoa próxima da cúpula do governo Michel Temer. Geddel deixou a Secretaria de Governo em novembro, mas, até o momento, não deu sinais de que pode colaborar com os investigadores.


Logo no início da manhã, Temer foi informado por assessores da prisão de Geddel. O presidente manteve a agenda, na tentativa de mostrar que o episódio não tem relações com o governo. Auxiliares relataram que a estratégia do Planalto é "observar" e que o objetivo da operação da PF é investigar a atuação do ex-ministro.

 

Adriano Nogueira

TAGS