PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Fachin retira sigilo de ação de Jucá

2017-09-08 01:30:00

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, retirou sigilo sobre os autos do inquérito contra o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), e executivos ligados ao Grupo Gerdau, pelo suposto favorecimento ao grupo em medida provisória.

O caso é investigado na Operação Zelotes. Este é um dos oito inquéritos dos quais o peemedebista é alvo.


Na mesma decisão, a pedido da Procuradoria-Geral da República, Fachin determinou o arquivamento do procedimento somente em face dos deputados Alfredo Kaefer (PSL-PR) e Jorge Côrte Real (PTB-PE). Ambos eram investigados no mesmo inquérito que o senador.


A Operação Zelotes detectou indícios de que Jucá alterou o texto da MP 627, de 2013, para beneficiar a siderúrgica. Ele era o relator do texto que mudava as regras de tributação dos lucros de empresas no exterior.


E-mails apreendidos na sede da Gerdau indicam, segundo os investigadores, que a alteração feita na MP foi sugerida pela própria empresa. O ministro Ricardo Lewandowski, relator do caso até agosto, disse que era “inegável” que a redação da MP 627 é a mesma proposta em e-mails por o empresário Jorge Gerdau Johannpeter a Jucá.


Segundo denúncia, quando seguiu para a Câmara o texto recebeu emendas de interesse do grupo. As propostas seriam de autoria dos deputados Jorge Corte Real (PTB-BA) e Alfredo Kaefer (PSL-PR). A PGR pediu o arquivamento por falta de provas.

Agência Estado

Adriano Nogueira

TAGS