PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Cearense toma posse no CNJ

2017-09-19 01:30:00

Toma posse hoje no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o advogado cearense Valdetário Monteiro. A solenidade acontece no Plenário do órgão, em Brasília, às 12 horas, durante 43ª sessão extraordinária. Quem deve ser empossada também até o início de outubro é a desembargadora Iracema do Vale, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE). Iracema será sabatinada pelo Senado amanhã.


Com as posses, Valdetário e Iracema se juntarão ao corpo de 15 conselheiros do CNJ, formado por juristas de todo o País. Serão os dois únicos cearenses no conselho. Na composição, apenas um dos conselheiros pode ser desembargador de Tribunal de Justiça estadual, vaga que será preenchida por Iracema.


Enquanto Valdetário Monteiro foi indicado por eleição nacional na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Iracema do Vale compõe o CNJ por indicação do Supremo Tribunal Federal (STF) – que também aponta um juiz estadual, além de ocupar a presidência do Conselho quem preside o STF (a ministra Cármen Lúcia).


Cada membro tem mandato de dois anos. Além de OAB e STF, Câmara e Senado indicam um nome cada, o Ministério Público Federal indica um procurador federal e um promotor de justiça e o Supremo Tribunal de Justiça encaminha juiz federal, desembargador federal e elege um corregedor-nacional de justiça para o CNJ.


Valdetário Monteiro foi eleito presidente da OAB-CE por duas vezes. Iracema do Val é desembargadora do TJ-CE há 12 anos, presidindo o
tribunal de 2015 a 2017.

Daniel Duarte

Adriano Nogueira

TAGS