PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Balanço final da operação Fraternidade será apresentado hoje

2017-09-15 01:30:00

O balanço final da Operação Fraternidade que apura desvios observados em pelo menos 171 municípios cearenses entre os anos de 2002 e 2013, deve ser divulgado hoje pela Polícia Federal. Na última quinta-feira, vários mandados de prisão, condução coercitiva e busca e apreensão foram realizadas por agentes no Estado.


A operação segue protegido pelo segredo de justiça. As investigações iniciadas pela Controladoria-Geral da União, levaram ao cumprimento de mandados judiciais, expedidos pela 11ª Vara Federal de Fortaleza. A articulação da PF envolveu 148 policiais do Ceará e Piauí, além de sete servidores da CGU.


A PF, CGU e Justiça Federal, procuradas ontem pelo Blog Política, informaram que aguardavam ainda a liberação do sigilo das investigações para prestar mais detalhes à imprensa e à sociedade.


De acordo com as investigações, foi possível identificar o vínculo dos investigados com 68 pessoas jurídicas que teriam recebido verbas públicas das Prefeituras cearenses no valor total de R$ 380 milhões.


O nome da Operação faz alusão ao núcleo do grupo, formado, entre outros, por três irmãos, com vinculação com diversas empresas. Os envolvidos devem responder criminalmente, na medida de suas condutas, pelo cometimento dos crimes de organização criminosa, crimes da lei de licitações, falsificação de documentos, corrupção e lavagem de dinheiro.

 

Adriano Nogueira

TAGS