PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Temer conta com 300 votos, diz vice-líder

2017-07-25 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

A uma semana da votação da denúncia de corrupção contra Michel Temer (PMDB), nas contas do governo, são 80 os parlamentares indecisos que podem ser convencidos a votar contra o pedido de abertura de investigação, com base na delação da JBS.

[SAIBAMAIS]

A oposição aposta no aumento de impostos sobre os combustíveis e na liberação de emendas parlamentares para ampliar o clima de insatisfação.


“Pretendo trabalhar com número de 300 parlamentares contra denúncia.

O presidente conversou com diversos parlamentares mostrando sua defesa”, disse o vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Beto Mansur (PRB-SP), um dos maiores beneficiários da recente liberação de emendas parlamentares.


Sem fatos novos da Operação Lava Jato, os oposicionistas, porém, dizem acreditar que a pressão da base eleitoral sobre os parlamentares no período de recesso tem potencial de reverter votos governistas.


“Vamos discutir milimetricamente qual a melhor tática. Temos 150 e faltam 90. Daqui pra o dia 2 falta muito tempo. O bicho vai pegar porque a transmissão é pela Globo e pelos jornais nacionais. Acho que temos chance de admitir a denúncia”, disse o deputado oposicionista José Guimarães (PT-CE).


Deputado da base, Aníbal Gomes (PMDB-CE) admite que a elevação tributária causou insatisfação entre aliados, mas afirma que isso não será capaz de reverter o placar da votação da denúncia. “Todos dizem que, no próximo ano, já tem eleição direta para presidente. Não vale a pena trocar agora”, explica.


Aníbal afirma que esteve com Temer ontem e o presidente estava sereno. “Não notei preocupação nenhuma. Diferente de umas três semanas atrás. Na véspera daquela viagem que ele fez, estava mais ansioso”, relata.


Durante o recesso, que acaba na terça-feira que vem, parlamentares estão sendo abordados por eleitores. Alguns estão recebendo mensagens no celular cobrando um posicionamento sobre a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).


“Encha o tanque e ajude Temer a comprar mais um deputado! Promoção”, diz uma das mensagens recebidas por um deputado. “Há uma pressão popular muito grande. O povo não vai perdoar, não. Está todo mundo acompanhando”, disse o deputado Júlio Delgado (PSB-MG). (com Agência Estado)

 

Saiba mais


Agenda positiva

Depois de desagradar a base com aumento de imposto, Temer busca agenda positiva. Hoje, ele nomeia o jornalista Sérgio Sá Leitão para ministro da Cultura, um nome técnico que agrada a classe artística. Mais tarde, lança o Programa de Revitalização da Indústria Mineral Brasileira. Entre as medidas que devem ser anunciadas está a criação da Agência Nacional da Mineração (ANM), que ficará no lugar do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

 

Encontros

Mesmo que aliados digam que ele está confiante na desaprovação da denúncia, Temer continua tendo reuniões com parlamentares.

 

Isabel Filgueiras

TAGS