PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

PT acionará órgãos internacionais para garantir candidatura de Lula

2017-07-07 01:30:00

Recém-empossada presidente do PT, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), afirmou ontem a intenção do partido de procurar órgãos internacionais caso o ex-presidente Lula seja impossibilitado de disputar as eleições de 2018. O petista é réu em processo na Justiça Federal do Paraná e, caso haja uma condenação em segunda instância, ele será declarado ficha suja. Segundo Gleisi, uma eventual condenação pelo juiz Sergio Moro, responsável pelo caso do ex-presidente, seria uma decisão política e, por isso, o partido não reconhecerá.


“Não vamos aceitar uma condenação sem fazer questionamento político. Vamos fazer denúncia internacional, mobilização, não vamos reconhecer. Esperamos que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) tenha com Lula o mesmo tratamento que teve com o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto. Não há nenhuma prova que incrimine o ex-presidente Lula. A decisão do juiz Sergio Moro é uma decisão política”, disse Gleisi.


Lula é réu em cinco ações, duas delas na Operação Lava Jato, sob responsabilidade de Moro. Na primeira delas, é acusado de omitir a posse de um tríplex no Guarujá, no litoral de São Paulo. O imóvel, segundo sustenta o Ministério Público, foi doado como forma de propina.

Lula no Ceará

O ex-presidente Lula vem ao Ceará em agosto. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do PT, após reunião entre a sigla e a equipe do ex-presidente realizada nesta quinta, em Brasília. Ainda não há informações sobre a agenda nem a data exata da visita.

Adriano Nogueira

TAGS