PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Milhares de pessoas participam de ato por Diretas Já

2017-06-05 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O ato SP Pelas Diretas Já, organizado por artistas e produtores culturais independentes de partidos políticos, reuniu milhares de pessoas ontem, no Largo da Batata, em São Paulo. Em clima de festa e ao som de blocos de carnaval e cantores como Mano Brown, Criolo, Otto, Paulo Miklos e Emicida, os manifestantes pediram a saída do presidente Michel Temer, alvo de inquérito aberto pela Procuradoria-Geral da República (PGR) com base na delação do empresário Joesley Batista, da JBS


“Precisamos de mudança. O comandante foi pego com a mão na cumbuca.

Já era. Foi pego. Quantos amigos nossos foram presos só porque estavam no lugar errado na hora errada?”, questionou Mano Brown.


O rapper dos Racionais MCs foi a principal atração. Ao contrário de outros protestos que pediam a saída de Temer, o ato de ontem não teve partidos políticos nem sindicatos na organização. Segundo os organizadores, 100 mil pessoas compareceram. A Polícia Militar não fez estimativa.


Blocos de carnaval de São Paulo também participaram do ato. “Entendemos que esse Congresso Nacional que está aí, com centenas de parlamentares envolvidos em denúncias e escândalos, não tem condições morais de determinar como será o futuro do País”, diz o texto da convocatória do evento assinado pelos organizadores.


Apesar da polêmica causada, ao longo da semana, pelo modelo independente, PSL, PT, Central Única dos Trabalhadores (CUT) e as Frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular convocaram seus militantes, que compareceram com bandeiras.


Proibidos de subir no palanque, políticos como os deputados Paulo Teixeira (PT-SP), Ivan Valente (Psol-SP), Orlando Silva (PCdoB-SP) e o vereador Eduardo Suplicy (PT-SP) circularam pelo local.


Representantes de movimentos sociais foram convidados a falar.


“Bons frutos”


Para Valente, mesmo que o movimento não alcance o objetivo das “diretas-já”, a mobilização pode gerar bons frutos para a esquerda nas eleições de 2018. “Essa discussão toda gera um acúmulo para 2018”, afirmou.


O ato terminou por volta das 19 horas, com a apresentação de Mano Brown. Segundo a PM, a manifestação foi pacífica e não foram registrados incidentes.


Procurada pela reportagem, a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou que não iria se posicionar. (AE e ABr)

 

Saiba mais

 

O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), Guilherme Boulos, discursou durante o evento e destacou a importância de eleições diretas para presidência como forma de impedir que sejam aprovadas as reformas da Previdência e trabalhista. “Se tiver eleições indiretas, há alguma dúvida de que eles vão continuar com esse programa de reformas? Eles vão continuar”, declarou.


O presidente Michel Temer passou o domingo em Brasília. A pressão sobre o presidente aumentou após a prisão, no sábado, do ex-assessor do Palácio do Planalto, Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR).

Adriano Nogueira

TAGS