PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Gilmar Mendes afirma que TSE não vai resolver crise política

2017-05-30 01:30:00

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Gilmar Mendes, afirmou ontem que a corte "não é instrumento para solução de crise política" nem "joguete de ninguém", ao comentar o julgamento da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer, marcado para o dia 6. Segundo Gilmar, a decisão será "jurídica e judicial". No Planalto, as declarações do ministro foram recebidas como sinal de que "a guerra não está perdida", uma vez que um julgamento técnico tende, na avaliação do governo, a ser "francamente favorável" à tese de separação da chapa.


Gilmar participou ontem do 2º Congresso Jurídico sobre Judicialização da Saúde, em São Paulo. Ele rechaçou a influência de fatores externos no julgamento. "Não cabe ao TSE resolver crise política, isso é bom que se diga. O tribunal não é instrumento para solução de crise política", disse o ministro.

[QUOTE1]

"Então não venham para o tribunal dizer: ‘Ah, vocês devem resolver uma crise que nós criamos’. Resolvam as suas crises", afirmou Gilmar. Há dois meses, o ministro havia dito que a estabilidade política pesaria na decisão dos ministros do TSE.


O governo encontra-se em crise desde a divulgação da delação da JBS. O presidente foi grampeado pelo empresário Joesley Batista. Uma das saídas apontadas até mesmo por aliados de Temer é a cassação da chapa e uma eventual eleição indireta. A defesa do presidente, porém, vai esgotar todos os recursos possíveis para mantê-lo no cargo.

Adriano Nogueira

TAGS