PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Apenas 15% dos eleitores de Caucaia fizeram recadastramento biométrico

2017-05-02 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) visita hoje o Fórum de Caucaia para avaliar o motivo da lentidão no recadastramento biométrico de eleitores no município. De acordo com o órgão, até agora, apenas 33 mil (15%) dos 215.667 eleitores de Caucaia fizeram o recadastramento.

[SAIBAMAIS]

A meta do TRE é recadastrar 75% do eleitorado em todo o Estado até as eleições de 2018. Hoje, estão cadastrados com biometria 2.432.297 (38,3%), de 6.347.178 eleitores do Ceará.


A corregedora regional eleitoral, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, deverá se reunir às 9h com o presidente da revisão biométrica, Francisco Marcello Alves Nobre, juiz da 123ª Zona Eleitoral, e conferir de perto os trabalhos no município que possui o segundo maior eleitorado do Ceará.


Todos os eleitores de Caucaia são obrigados a se submeter à revisão eleitoral com coleta dos dados biométricos até 28 de fevereiro de 2018, mas o comparecimento tem sido abaixo da capacidade de atendimento da Justiça Eleitoral.

[QUOTE1]

O tribunal alega que tomou as providências para aumentar a capacidade de atendimento, contratando terceirizados e estagiários do Programa Primeiro Passo, cedidos através de convênio do tribunal com o Governo do Estado.


Ainda segundo o TRE, o Fórum Eleitoral de Caucaia, que fica na rua Coronel Correia, 1540, no Centro, recebeu a instalação de 15 kits biométricos, que permitem o atendimento de até 600 eleitores por dia. O comparecimento, no entanto, tem sido de apenas 200 eleitores diariamente.


O órgão relembra que quem não fizer o recadastramento terá o título cancelado para as eleições de 2018 quando deverão ser escolhidos novos deputados estaduais e federais, além de senadores, governadores e presidente da República.


O tribunal ressalta que, além do impedimento de votar, os eleitores ficam impedidos de requerer passaporte ou carteira de identidade; receber salário e benefícios sociais de entidades públicas ou assistidas pelo governo; entre outros impedimentos. (Wagner Mendes)

 

Adriano Nogueira

TAGS