PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Defesa de Lula faz propaganda política, diz Moro

2017-03-11 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

Em mais um embate com a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o juiz Sergio Moro afirmou ontem, durante audiência da Lava Jato, que o advogado Cristiano Zanin Martins faz "propaganda política" do governo Lula.

A declaração do juiz foi feita ao vetar pergunta de Zanin ao ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ouvido como testemunha de defesa de Lula na ação penal do caso tríplex.


"Pelos elementos que o senhor tem, o governo do presidente Lula foi um governo que trouxe benefícios ao País e não um governo que tenha buscado benefícios pessoais para os governantes e pessoas do alto escalão do governo?", indagou o advogado a Meirelles.


Moro interrompeu. "Ele (Meirelles) responde sobre fatos apenas", disse. "A impressão é que a defesa está fazendo propaganda política do governo anterior. Não é apropriado, aqui existe um objeto de acusação bem delimitado. Fica indeferida a pergunta", afirmou o juiz. Segundo Moro, o advogado buscava ouvir a "opinião" do ministro.


Zanin negou. "Propaganda política não estou fazendo, excelência. Até porque eu sou advogado e não cabe a mim fazer nenhum tipo de consideração de natureza política. Eu só estou enfrentando a acusação difusa que o Ministério Público lançou nos autos."


Meirelles, que foi presidente do Banco Central na gestão do petista, prestou depoimento ontem, por videoconferência, de Brasília, na ação em que Lula é réu por corrupção e lavagem de dinheiro.


Zanin questionou se Meirelles, "em algum momento, identificou alguma prática indevida do ex-presidente". "A minha relação com o presidente Lula era totalmente focada em assuntos relativos ao Banco Central e à política econômica e, nesta interação, eu nunca vi ou presenciei nada que pudesse ser identificado como algo ilícito ou ilegal", respondeu o ministro. (Agência Estado)

 

Adriano Nogueira

TAGS