PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Troca inteligente

Desapego e empatia muitas vezes caminham juntos quando o assunto é bazar. Influenciadoras locais, experts em moda e celebridades abraçam os bazares beneficentes e Pause dá um giro por esse universo

21/07/2019 01:33:20
Viviane Almada, Marcella Feitosa e Giuliana Botelho são umas das organizadoras do Bazar Maxamigas
Viviane Almada, Marcella Feitosa e Giuliana Botelho são umas das organizadoras do Bazar Maxamigas (Foto: Joyce Rublayne)

Muito se fala sobre minimalismo e consumo consciente. O que você faz para ter um guarda-roupa eficiente, com menos peças e mais possibilidades? Como gastar pouco e ainda assim renovar as roupas com frequência? As respostas para estas perguntas - seja para quem quer se livrar do excesso ou para aqueles que querem estar em constante mudança - está nos bazares.

Seja para quem organiza ou frequenta, estes eventos têm uma ferramenta de troca inteligente. Para uns, a roupa é recomeço e, para outros, o fim de um ciclo. No meio disso, entra em jogo a economia financeira e, no cenário atual, a empatia. Isso porque influenciadoras e experts em moda têm priorizado organizar bazares beneficentes com a renda total (ou parte dela) revertida para instituições de caridade.

Neste final de semana, por exemplo, as amigas Viviane Almada, Marcella Feitosa, Carol Yamazaki e Giuliana Botelho realizam o bazar das MaxiAmigas, que começou ontem e segue até hoje no restaurante Bang's Aldeota. Por lá, roupas, bijuterias, sapatos e acessórios de marcas e estilos variados somam mais de duas mil peças e prometem estar por preços a partir de R$20. A entrada custa um quilo de alimento não perecível, que será doado para o Instituto Céu no Sertão e a Acold, bem como parte do valor arrecadado.

"É a primeira edição que fazemos e já conversamos sobre isso faz uns dois anos. Acho que nós somos um caso em particular, já que para nenhuma de nós é muito doloroso desapegar das peças. Eu sempre tive o costume de doar tudo meu, até mesmo para pessoas próximas. Não é um processo ruim, já está mesmo na nossa essência essa coisa que querer passar para frente e desocupar espaço. Acho importante. O bazar é bom para nós, para quem compra e para a instituição que queremos ajudar. Todo mundo sai ganhando", explica Viviane.

A empresária também pontua o sentimento de liberdade que há em se desprender dos excessos e, de quebra, ter empatia com o outro. "É muito prazeroso fazer o bem. Eu realmente espero que isso se torne comum, essa questão do bazar beneficente, que seja uma iniciativa de todo mundo que pensa em fazer bazar. É uma troca necessária em todos os sentidos", conta ela.

Outro exemplo recente esteve na última edição no Bazar La Boutique, que aconteceu há pouco mais de um mês. O evento, no Centro de Eventos do Ceará, beneficiou pela terceira vez a Edisca, organização não governamental sem fins lucrativos, que promove o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens por meio de uma educação interdimensional com centralidade na arte. A Instituição teve um estande próprio e toda a verba arrecadada revertida para ações internas da organização.

Nessa mesma direção, nas últimas edições da CasaCor Ceará, influenciadoras como Thyane Dantas e a colunista do O POVO Roberta Fontelles reuniram peças de roupas, sapatos e acessórios para o Bazar da Embaixadora, em prol da Santa Casa. A ideia é selecionar peças em bom estado, usadas poucas vezes, e reverter o valor total das vendas para a instituição. Neste ano, o bazar ainda não foi confirmado no formato das últimas vezes. "Estamos pensando em outras ações, mas também no segmento e em prol da Santa Casa", confirma a diretora da Casa Cor Ceará, Neuma Figueiredo.

 

Clique na imagem para abrir a galeria
Influenciadora digital Paulinha Sampaio organiza bazares anuais na Capital
Influenciadora digital Paulinha Sampaio organiza bazares anuais na Capital

Desapegue!

Mais de 130 pares de sapatos; bolsas das marcas Ferragamo, Gucci, Louis Vuitton e Fendi; roupas; chapéus e outros acessórios. Este é o formato dos bazares organizados pela influenciadora digital Paulinha Sampaio. A ideia é fazer um evento anual, no qual ela tem como prioridade doar o lucro para instituições de caridade em Fortaleza e, de quebra, praticar o desapego.

"Eu acabo ganhando muita coisa e sempre pediam para que eu vendesse. Inicialmente eu doava para as pessoas mais próximas, o que eu ainda faço. E, como sempre gostei muito de brechó, pensei em reunir tudo em um bazar", explica a cearense.

No processo de desapego, Paulinha se prende a ideia de colocar a energia para circular - como ela mesma diz. A influencer entende que uma roupa pode contar muitas histórias e não somente as delas. "Óbvio que tenho peças de afeto guardadas, como a saia que eu estava quando conheci o Felipe (marido dela), não vou mais usar, mas ali está minha história, né? Mas precisamos concordar que as peças que te marcam assim são a menor parte das que você consome. O que eu prefiro é ver as novas possibilidades de uso, de corpos e de histórias a serem contadas, inclusive, quem comprou no bazar, por favor, poste e me marque no Instagram (@paulinhasampaio)", pede.

A dica dela para quem quer se desprender e deixar o guarda-roupa eficiente é entender que o tempo inteiro as pessoas mudam e evoluem. Então, o primeiro passo é selecionar tudo o que está em excelente estado e pensar em como gostaria que aquilo fosse consumido. Depois, ver o que tem de parecido e que se usa com mais frequência. Assim, começa o processo de seleção das peças. E por aí vai... A data do próximo bazar ela anuncia no Instagram. Follow!

as famosas

Sabrina Sato. Organiza bazar com renda da venda das peças para o seu próprio instituto e para ajudar o Nicholas (@guerreirinhonicholas). O menino de 2 anos nasceu com anomalia anorretal e duplicidade de vários órgãos, usou bolsa de colostomia e vai passar por sua quinta cirurgia.

Luisa Mell. Outro bazar em destaque é do Instituto Luisa Mell, fundado em fevereiro de 2015, que atua principalmente no resgate de animais feridos ou em situação de risco, recuperação e adoção. A ativista mantém um abrigo com cerca de 300 animais, entre cães e gatos, todos resgatados das ruas. Comprando as peças do Bazar da Luisa você ajuda os animais.

Carol Celico. A Fundação Amor Horizontal é uma iniciativa da Carol Celico que está há quase cinco anos ajudando crianças e adolescente em situação vulnerável em todo o País.

As peças podem ser encontradas em www.troc.com.br

Fernanda Paes Leme. Bazar Beneficente da atriz acontecerá no fim do ano ainda sem confirmação de lugar. O valor arrecadado será revertido para instituições de caridade que ainda não foram anunciadas pela atriz.

Bárbara Bezerra