PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Quase metade dos servidores deve se aposentar em 10 anos

2017-11-15 01:30:00

O Governo do Estado deve passar por mudanças severas nos próximos anos. A perspectiva é de que dos 60 mil servidores ativos do governo, aproximadamente a metade tenha, em cinco anos, condições matemáticas para se aposentar.


O economista Célio Fernando, colaborador do projeto Ceará 2050, explica que em 10 anos esse contingente deve estar aposentado. Por esta razão, ele defende um olhar mais nervoso para a solução do problema.


O projeto Ceará 2050, na sua avaliação, entra no olho do furacão para pensar as mudanças, buscando não só saídas para a previdência, mas também modelos para analisar a produtividade do servidor público.


“Um estado forte não precisa de quantidade de pessoas, mas de qualidade e de tecnologia”, acrescenta. Dentro desse processo de vasculhar as práticas, o economista conta que se descobre cada vez mais a necessidade de um novo ordenamento.


Isso vai além do pagamento das contribuições previdenciárias e abrange as qualificações que o servidor público terá que apresentar. O governo contratou uma consultoria para planejar suas ações.


CEARÁ 1


GRAVIDEZ DO FUTURO


O futuro que está sendo pensado para o Ceará possui uma mudança na visão de projetos estruturantes. Diferente do que estamos acostumados como projetos de investimentos estruturantes, o olhar está mais voltado para os potenciais naturais do estado, como a economia do mar; projetos de energia (inclusive nuclear) e até a possibilidade de construções aeroespacial.


“O importante é apontar soluções a longo prazo”, reforça.


CEARÁ 2


REFORMA ALENCARINA


A reforma da previdência no Ceará tem sido pensada independente do projeto do Governo Federal. Embora possa surgir influências da proposta que está na Câmara dos Deputados, no Estado o processo vem ganhando força.


PROJETO


MAIS SEIS MIL POÇOS


A Assembleia Legislativa lança sexta-feira, às 10 horas, o projeto Poços de Produção. O programa será realizado através da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos Minas e Pesca, presidida pelo deputado Carlos Matos, e pretende construir 6 mil poços. O incremento seria de 25% no número de poços ativos no estado.


SORTEIO


SOCIEDADE SEM DINHEIRO


A ex-prefeita Maria Luíza Fontenele e a ex-vereadora Rosa da Fonseca, que possuem projeto de criação de um modelo diferente de relação social com base na partilha, farão o sorteio de um carro (pertencente à Rosa da Fonseca). O sorteio será no dia 27, às 19 horas, na AABB, na Avenida Barão de Studart, para ajudar o projeto.


TURISMO


BOAS PREVISÕES PARA JANEIRO


O vice-presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-CE), Darlan Leite, anda animado com a possibilidade de alta estação em janeiro. Ele informa que este ano já se sente os frutos do trabalho e surgem boas perspectivas para janeiro.


DIAGEO


PERMANÊNCIA NO CEARÁ


Desde a semana passada tem circulado em algumas rodas de empresários a possibilidade da Diageo, líder mundial no setor de bebidas alcoólicas premium, deixar o Ceará e ir para Recife.


O assunto foi comentado pelo jornalista Nazareno Albuquerque, na Rádio O POVO/CBN, e posteriormente suscitou resposta da companhia confirmando a intenção de permanecer no Estado.


A Diageo adquiriu a marca Ypióca, em 2012, e informa que tem intensificado seus esforços no Ceará.

 

SIMPLES


AVANÇO E AUMENTO DE LIMITE


O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e coordenador da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), Honório Pinheiro, participou ontem das discussões sobre os avanços do Sistema Simples Nacional, em um evento em Brasília. Há discussões para a ampliação do limite de receita e alteração de enquadramento.


Prejudica-se mais o progresso atribuindo mal as recompensas do que as suprimindo”

Jean Le Rond D’Alembert (1717-1783), filósofo francês

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


FACEBOOK


Curta a nossa página: facebook/ opovocbn

 

TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS