PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

TLP pode acentuar desigualdades regionais

2017-08-01 01:30:00

O Governo aposta suas fichas na aprovação, no Congresso Nacional, da Taxa de Longo Prazo (TLP), que deverá ser divulgada mensalmente pelo Banco Central, e poderá substituir a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP), atualizada pelo Conselho Monetário Nacional (CNM) trimestralmente.


Mesmo diante da fragilidade do governo Temer, a MP 777 deve entrar na lista de prioridades a partir de hoje e ser votada na Comissão Mista até o dia 15 de agosto. A proposta é de redução do custo fiscal, já que a TJLP (por ter uma correção mais lenta) teria um subsídio implícito.


Com isso, acabariam algumas vantagens de empréstimos realizados através do BNDES e até mesmo do BNB e de outras instituições, que também utilizam recursos do banco.


Em um primeiro momento não haveria impacto no Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), cuja taxa é fixa. Apesar disso, especialistas acendem uma luz amarela: diante das mudanças que ocorrem no País, teme-se no futuro por uma alteração na lei, tornando a taxa do FNE variável, acompanhando a TLP. Essa é apenas uma possibilidade, mas já é ventilada por alguns analistas.


O impacto de uma medida como essa seria terrível para a região, tornando mais caro o crédito diferenciado para a atração de negócios.


MERCADO 1


UNIFORMIZAÇÃO DE TAXAS


O governo alega que a motivação da mudança consiste em um trabalho para convergir, no médio prazo, para a taxa negociada nas Notas do Tesouro Nacional série B (NTN-B). As notas são títulos com rentabilidade vinculada à variação do IPCA, acrescida de juros. A mudança alteraria o cenário no mercado de crédito, com a possibilidade de redução das taxas.


O economista Allisson Martins explica que há uma tentativa de redução do diferencial de juros existente entre os recursos livres e direcionados. No primeiro, a taxa seria resultado da própria dinâmica do mercado; na segunda, a fonte de recursos deriva das políticas de desenvolvimento.


MERCADO 2


ATRAÇÃO DE NEGÓCIOS


A diferenciação nos juros, segundo Allisson, seria uma condição financeira relevante para a atratividade dos negócios, compensando algumas deficiências na estrutura econômica. Uma das consequências possíveis da medida, na avaliação do economista, seria a concentração dos investimentos em áreas mais desenvolvidas, como o Sul e Sudeste, acentuando as desigualdades regionais.


MERCADO 3


ATUAÇÃO DOS BANCOS PRIVADOS


A criação da TLP também gera a expectativa de ampliação da área de atuação dos bancos privados. “Ao verificar a possibilidade de rentabilizar seus negócios, eles poderão entrar na ‘seara’ dos bancos públicos, que atuam com recursos direcionados”. O resultado disso pode ser o aprofundamento da concentração de crédito nas áreas mais ricas do País.


CAPITAIS


LICENCIAMENTOS AMBIENTAIS


A secretária municipal de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, continua sendo o destaque da equipe da Prefeitura de Fortaleza no quesito divulgação dos projetos da cidade. Esta semana, ela participa do IX Encontro Nacional do Fórum de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras – CB27, realizado em João Pessoa. O encontro discute os licenciamentos ambientais e os processos de modernização dos sistemas.


O CÉU DE FÁTIMA


TAP: MAIS QUATRO AVIÕES EMBRAER


A parceria entre a TAP e a Embraer parece estar dando certo. A companhia portuguesa, que já possui nove aeronaves da Embraer, adquiriu mais quatro aviões novos, dos quais um foi batizado com o nome de “Fátima”, em homenagem ao centenário da aparição da santa. Essas aeronaves não fazem parte das rotas que ligam Fortaleza a Lisboa, e quem quiser conhecer o equipamento terá de fazer os voos regionais da companhia.


CONSTRUÇÃO


MUDANÇAS COM A REFORMA TRABALHISTA


A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) deve publicar, em outubro, uma análise sobre as mudanças provocadas pela Reforma Trabalhista no setor. A entidade quer ajudar as empresas a criar uma organização das regras diante da nova legislação. Um ponto listado como importante pela CBIC consiste na livre negociação, alterando o relacionamento com várias categorias.


As riquezas do mundo pertencem efetivamente aos que têm a audácia de se declarar seus possuidores”

Georges Duhamel (1884-1966), escritor francês

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5), a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.


TV


Você pode assistir ao programa O POVO Economia também através do portal: tv.opovo.com.br/opovoeconomia.

 

TAGS