PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Transnordestina: grupo do governo tenta desatar nós

2017-04-04 01:30:00

O Governo Federal criou um grupo de trabalho para tentar desatar os nós da Ferrovia Transnordestina. Representantes dos ministérios do Planejamento e dos Transportes, da Secretaria do Programa de Parceira de Investimentos, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e Transnordestina Logística formam a equipe, que fará a revisão do cronograma do empreendimento por trechos. Também será verificada a atualização de valores e dos recursos públicos e privados, podendo haver intervenções no projeto.


O grupo foi formado na última sexta-feira e terá duração de 60 dias. O deputado federal Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), coordenador da Comissão Externa na Câmara Federal que acompanha o projeto, acredita que a criação do grupo interministerial representa uma demonstração do interesse do governo de avançar com as obras.


Vale lembrar que a ferrovia prevê ligação entre o sertão do Piauí (Eliseu Martins), o porto de Suape, em Pernambuco, e o Porto do Pecém, no Ceará.


Mais uma ilusão? Quem viver verá...


MERCADO


USINA DE OXIGÊNIO


Há um mercado interessante se fortalecendo no Ceará. Trata-se da implantação de usinas de oxigênio/nitrogênio para abastecer hospitais. As usinas proporcionam reduções de custos, que em alguns casos chegam a 50%.


O empresário Felipe Medida e seu sócio, Nogueira Tabosa, da Dinatec (companhia especializada na implantação de usinas), explicam que uma das vantagens comparativas deste setor é que a produção é feita de acordo com a demanda, sem risco de desabastecimento.


Resultado: o aumento da procura pelo produto principalmente por hospitais, embora o segmento industrial também utilize a tecnologia. Os empresários dizem que a inovação é segura e tem registro na Anvisa.


CDNL 1


DESENVOLVIMENTO DO VAREJO


O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, tem percorrido o País para propagar o Programa Nacional de Desenvolvimento do Varejo (PNDV). Honório quer coletar sugestões para a construção de políticas públicas, melhorias do crédito e simplificação tributária.


CNDL 2


EFEITOS DA TERCEIRIZAÇÃO


Os empresários do comércio preveem o aumento da formalização e a criação de novas vagas de empregos com a terceirização. Na avaliação de Honório Pinheiro, devem ocorrer melhorias na relação entre empregado e empregador, com a geração de mais liberdade para se obter resultados.


INAUGURAÇÃO


ESCOLA DE PALESTRANTES


O Ceará ganhou uma Escola de Palestrantes. O projeto é da Mrh Gestão de Pessoas, do Guia dos Palestrantes e de consultores do Ceará, com o objetivo de melhorar a formação dos executivos que dão treinamento. A escola será inaugurada hoje, na sede da Mrh.


IBEF


EXPERIÊNCIA NO MAR


O Ibef Ceará realiza hoje, às 7h30min, no Centro Universitário 7 de Setembro, a primeira edição de 2017 do Café com Finanças. O diretor-presidente da Cooperativa da Construção Civil do Estado do Ceará (CooperconCE), João Carlos Sales de Lima, será o palestrante e falará sobre sua experiência como navegador.


IBEF 2


NOVA DIRETORIA


O empresário Paulo César Magalhães, sócio-diretor da Gomes de Matos Consultores Associados, agora faz parte da diretoria do Ibef. Paulo é responsável pela implantação de projetos de controladoria e gestão financeira.


ISONOMIA


VISÃO DOS IGUAIS E DESIGUAIS


Na coluna do dia 29 de março, foi evidenciada a visão do governador Camilo Santana, sobe as possibilidades de reforma da previdência. Salientou-se, na ocasião, uma posição “isonômica” do governo. O termo foi questionado por alguns leitores.


Portanto, eis uma explicação: a coluna reitera a visão aristotélica, que recomenda tratar “igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na medida de sua desigualdade”. Este conceito é utilizado para aplicar o princípio da isonomia, que significa igualdade de todos perante a lei, previsto no art. 5º da Constituição Federal, e é neste sentido que foi utilizado o termo “isonomia”.


Uma coisa é perceber oportunidades atraentes e outra é ter competência para ser bem-sucedido nessas oportunidades”.

Philip Kotler, professor norte-americano e especialista  em marketing

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Atacado e Varejo”, com o jornalista Eliomar de Lima.

 

TAGS