PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Negociações para demarcação do Cocó

2017-04-05 01:30:00
NULL
NULL
[FOTO1]

O governador Camilo Santana prometeu demarcar o Parque do Cocó. Essa promessa também foi feita por Ciro Gomes, que montou durante a sua gestão um grupo para analisar o assunto; mas um fato disso tudo se destaca: até o momento não é percebido movimento para a legalização entre antigos proprietários das salinas antes instaladas no local. Essa é uma questão que precisa ser analisadas para que ações não emperrem a urbanização do parque.


Um dos representantes dos espólios da área informou à coluna que há consciência dos herdeiros sobre a importância da área do Cocó para a cidade. O problema é que eles não foram chamados para conversar.


Em 2014, houve um trabalho do Ministério Público Federal, da Universidade Federal do Ceará e do Governo do Estado para avaliar as áreas de demarcação. Alguns grupos continuaram estudando o assunto, mas não houve ação efetiva.


Resultado: continuam as invasões no local.


PRÓ-ÉTICA


EMPRESAS COM SELO CONTRA CORRUPÇÃO


Os critérios do Pró-Ética 2017, programa do Ministério da Transparência para fomento à integridade nas empresas, serão apresentados hoje, às 9h30, na Federação das Indústrias. O objetivo do trabalho é estimular as companhias sobre a questão ética na relação de negócios nas áreas pública e privada.


O superintendente da Controladoria Regional da União no Estado do Ceará, Roberto Vieira, ontem, no O POVO Economia, disse que é preciso se inscrever e apresentar a autenticidade das relações para participar do programa.


A esperança é de que mais empresas participem este ano. Em 2016, de 200 empresas listadas, apenas 25 conseguiram a certificação.


ROBERTO RODRIGUES


TERCEIRA VIA ENTRE O CAPITALISMO E O SOCIALISMO


Existe alguma coisa entre o capitalismo e o socialismo? Uma das propostas é o cooperativismo, que pode ajudar a diminuir as desigualdades.


Um dos defensores dessa visão é o coordenador do Centro de Agronegócio da FGV e embaixador Especial da FAO para as Cooperativas, Roberto Rodrigues, que estará em Fortaleza no próximo dia 27, para participar das comemorações pelos 45 anos do sistema OCB no Ceará.


Rodrigues é considerado a maior autoridade nacional no assunto, tendo ocupado a presidência da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Até o momento, ele foi o único brasileiro a obter essa conquista.


As comemorações pelos 45 anos do sistema OCB começam no dia 26, com evento no Marina Park, que terá a participação do governador Camilo Santana, e lançamento de seis cadernos sobre o tema encartados no O POVO.


COMENDA


HOMENAGEM DA INDÚSTRIA DA MODA


A Comenda da Indústria da Moda, concedida pelo Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral no Estado do Ceará (Sinditêxtil-CE), em parceria do Sistema das Federações das Indústrias do Ceará (SFiec), será entregue hoje, às 19h30, no L´Ô Restaurante. O homenageado deste ano será o empresário Alberto Baquit (in memoriam) pelo papel desempenhado no setor.


CSP 1


DEU CERTO


O empresário Fernando Cirino, que esteve ontem participando da solenidade de inauguração formal da Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP), saiu do evento animado com a possibilidade de crescimento de negócios na área. Para ele, existe até condição de se dobrar a operação da empresa.


CSP 2


CONSOLIDAÇÃO DE PROJETO


A implantação da CSP é resultado da ação de vários governos em busca de parceiros privados. A empresa está consolidada, mas é preciso corrigir erros das negociações, entre eles o do fornecimento da água. O Ceará nunca foi uma potência hídrica, os ciclos de seca fazem parte do nosso calendário, portanto as soluções de dessalinização já deveriam fazer parte da estratégia.


Fica a lição para que nas próximas conversas com investidores sejam pensadas em questões de estrutura com mais seriedade, sem promessas vagas.


GOVERNO


RETROCESSO FISCAL


O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Honório Pinheiro, ontem, em entrevista ao O POVO Economia, destacou avanços na flexibilização das leis trabalhistas que permitirão a regulamentação do “home office”. Em compensação, no que se refere a simplificação de impostos, ele ressalta os retrocessos, com o aumento da carga tributária, mesmo diante de um quadro recessivo.


A coisa mais importante a fazer se você está no buraco é parar de cavar”

Warren Buffet, investidor norte-americano

RÁDIO


O POVO Economia da Rádio O POVO CBN (FM 95.5) a partir das 14 horas. Destaque para o quadro “Sobe e desce da economia”, com o jornalista Nazareno Albuquerque.

 

TAGS