PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Cientistas descobrem como prevenir Alzheimer

2019-01-21 01:30:00
NULL
NULL

Especialista explica como os exercícios físicos podem auxiliar no combate à doença

 

Cientistas brasileiros descobriram um caminho para prevenir e potencialmente tratar o Alzheimer, uma doença neurodegenerativa que afeta cerca de 1 milhão de pessoas no Brasil, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerada a enfermidade que mais avança no mundo à medida que a população envelhece, ainda não existe cura, entretanto o seu avanço pode ser retardado.

 

Segundo o estudo, a irisina, um hormônio produzido pelos músculos quando praticamos exercícios, protege o cérebro e restaura a memória afetada pela doença. "Quando fazemos uma atividade física, nós produzimos a irisina. Essa substância irá melhorar a sensibilidade do receptor da insulina, dessa forma podemos controlar a glicemia, pois hoje o Alzheimer é considerado o diabete tipo 3", explica o médico nutrólogo e referência em medicina preventiva Dr. Fernando Guanabara.

 

A descoberta dos pesquisadores tem duas vertentes. A primeira é que já se pode afirmar que o exercício, mesmo que ainda exista muito a estudar, contribui na prevenção do Alzheimer. Ainda não se sabe, porém, qual a dose certa de exercício, mas ele é fundamental para o metabolismo do cérebro e  das doenças provenientes do desequilíbrio deste, a exemplo do Alzheimer.

[FOTO1]

É de grande importância prestar atenção na alimentação, pois o consumo excessivo de açúcar pode potencializar o aparecimento do Alzheimer. "Se eu consumir muito açúcar e não gastar, eu vou causar resistência no receptor da insulina, provocando assim diabetes tipo 2 e consequentemente a tipo 3, o Alzheimer", explica Fernando Guanabara. Além de uma dieta balanceada, praticar atividade física melhora a qualidade de vida e previne outras doenças. "Coloquem na rotina diária o treino, pois ele evita doenças como Alzheimer e outras como diabetes, infarto e o AVC", alerta o especialista.

 

PARA LEMBRAR

 

A prematuridade é o nascimento do bebê antes de completar 37 semanas de gestação. As causas do parto prematuro ainda não são bem definidas, porém existe alguns fatores que podem influenciar a chegada antecipada desse bebê como: aumento da pressão arterial materna, mãe que já teve bebê prematuro na gestação anterior, não realização do pré-natal, infecção materna, múltiplas gestações, idade materna, malformação, explica Roberta Stephanie, enfermeira-chefe da UTI neonatal da MEAC - Maternidade Escola Assis Chateaubriand.

 

Novembro é o mês da prematuridade. O dia 17 foi escolhido pela EFCNI (European Foundation for the Care of Preterm Infants). Ao mesmo tempo, o March of Dimes, organização Americana para prematuros e recém-nascidos, teve uma ideia semelhante e lançou o Dia da Consciência para a Prematuridade.

José Meudo Filho

TAGS