PUBLICIDADE
VERSÃO IMPRESSA

Glaucoma, uma doença silenciosa

00:00 | 10/09/2017

 

Por Roberta Fontelles Philomeno

 

Glaucoma é uma das principais causas que levam à cegueira
Glaucoma é uma das principais causas que levam à cegueira

1 Uma das principais causas de cegueira, no Brasil, é o glaucoma, uma doença silenciosa que mesmo avançada é assintomática. Se perguntarmos a uma pessoa que cegou por glaucoma como foi a sua história, provavelmente, ouviremos que estava tudo normal e que sentiu a visão diminuindo num espaço de alguns meses até ficar cega.

2 O oftalmologista Dácio Carvalho Costa (CRM 8699 / RQE 6851), da Clínica Pro-Vision, copresidente do 61º Congresso Brasileiro de Oftalmologia 2017, que ocorre, neste feriadão, no Centro de Convenções do Ceará, cujo tema principal é diagnóstico precoce, fundamental para o tratamento do glaucoma.

3 “A doença é perigosa. O olho não dói pela pressão, a não ser que a pressão atinja níveis elevadíssimos. O nervo óptico sofre e não provoca nenhum sinal de diminuição da visão até que cerca de 70% das suas fibras nervosas estejam danificadas. O campo visual vai sendo perdido da periferia para o centro e, como utilizamos a visão central para a maior parte de nossas atividades, não percebemos a sua perda”. Em resumo, o diagnóstico precoce de glaucoma é difícil e a busca ativa é necessária para evitar a cegueira.

O oftalmologista Dácio Carvalho Costa
O oftalmologista Dácio Carvalho Costa

4 Todas as pessoas que possuem parentes de primeiro grau com glaucoma devem fazer exame de fundo de olho e medida da pressão intraocular após os 40 anos pelo menos anualmente. “Para as outras pessoas, a idade pode ser aumentada para 50 anos”.

5 O diagnóstico precoce é essencial, alerta Dácio Costa, porque o glaucoma não tem cura, ou seja, não é possível reverter o que se perdeu de visão por glaucoma. “Não ter cura não quer dizer que não tenha tratamento. Porém, a meta do tratamento é impedir que a doença avance. Por isto, é tão importante o diagnóstico precoce”, esclarece.

6 Mas o que é o glaucoma? “É uma doença no nervo óptico que leva à perda do campo visual progressiva, podendo culminar em cegueira, cujo maior fator de risco é o aumento da pressão intraocular. A pressão intraocular elevada isoladamente não é sinônimo de glaucoma. Várias pessoas podem desenvolver glaucoma sem pressões necessariamente maiores do que 21mmHg, o que é estatisticamente considerado normal. O contrário também é verdadeiro, pessoas com pressões acima do normal não necessariamente desenvolvem glaucoma”.

DICAS PARA PORTADORES DE GLAUCOMA

Oftalmologista Dácio Costa dá dicas muito simples e práticas para quem sofre com a doença. “Amar é cuidar. Ame a você mesmo se cuidando. Procure o seu oftalmologista para manter sua saúde ocular”

1 Se você ou um parente, ou amigo próximo tem glaucoma, use os colírios regularmente, procurando não perder os horários.

2 Permaneça cerca de cinco minutos com os olhos fechados após pingar os colírios

3 Mantenha hábitos saudáveis de vida, como caminhadas regulares

4 Controle a pressão sanguínea e do açúcar no sangue

5 Durma com a cabeceira da cama um pouco elevada. Um hábito benéfico

BATE-PRONTO

O câncer do colo uterino é o segundo tipo mais frequente e a terceira causa de morte por neoplasias entre indivíduos do sexo feminino, atualmente. Daí, a importância da vacina contra o HPV, tema da entrevista com a ginecologista e obstetra Denise Vasconcelos (CRM 9598-CE / RQE 6270).

O POVO – A vacina contra o HPV é segura?

DENISE CAVALCANTE -As vacinas são seguras e bem toleradas. Os eventos adversos mais observados incluem dor, inchaço e vermelhidão no local da injeção e dor de cabeça de intensidade leve a moderada. 

 

OP – E a vacina funciona mesmo?

DC - A eficácia das vacinas já foi demonstrada em estudos clínicos e a duração da cobertura é de até nove anos. O que ainda falta ser definido é em relação à imunidade de longo prazo e a necessidade de uma dose de reforço. Cabe aos ginecologistas e pediatras, que são os profissionais diretamente em contato com o público-alvo, divulgarem e esclarecerem sobre essa forma de prevenção para que cada vez mais pessoas possam ser beneficiadas.

OP – Existem contraindicações?

DC – São gestantes e indivíduos imunocomprometidos.

GASTRONOMIA FUNCIONAL

COXINHA FIT

Considerada patrimônio gastronômico nacional, todos nós somos apaixonados por coxinha. Só de pensar, dá água na boca, mas também um peso na consciência. Para comer coxinha sem aumentar alguns gramas na balança, trago para você receitinha fit, criada por Viviane Almeida, do Doce Saúde Fit, uma versão saudável do famoso preparo. Você pode rechear a coxinha com frango ou legumes, para uma versão vegetariana

MASSA:

2 xícaras de mandioca ou batata doce cozida e amassada

3 colheres de sopa de farelo aveia

Sal a gosto

1 gema

1/2 colher de sopa de manteiga

MODO DE PREPARO:

Misture tudo em uma bacia, unte as mãos com óleo de coco ou azeite e vá moldando as coxinhas. Recheie a seu gosto. Sempre faço de carne moída. Passe no leite e no farelo de aveia para empanar, e asse na airfryer por cerca de 40 minutos ou no forno pré-aquecido a 180 graus até dourar.

 

RECHEIO:

300g de carne moída

1/2 cebola

Dois dentes de alho

Cebolinha (a gosto)

Sal (a gosto)

Açafrão (a gosto)

 

MODO DE PREPARO:

Refogue a carne moída junto com o alho, a cebola, o sal e o açafrão. Quando ela estiver bem douradinha, acrescente a cebolinha. Deixe esfriar. Aí é só moldar as coxinhas e rechear.

 

GALERIA

Os médicos Igor Costa, Fábio Távora e Cleton Nogueira comemoram o credenciamento do Laboratório Argos, referência regional em anatomia patológica (análise de biópsias), como o primeiro do Norte-Nordeste a ser creditado pelo Programa de Acreditação e Controle da Qualidade (PACQ), conferido pela Sociedade Brasileira de Patologia. Parabéns!!!

Cirurgiões plásticos Nívio Estefen, de São Paulo, e Cido Carvalho, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Regional do Ceará, CONFIRMADÍSSIMO, na nossa revista O POVO Saúde & Beleza

Cirurgião plástico Giovanni Martins CONFIRMADÍSSIMO, na nossa revista O POVO Saúde & Beleza