Em Tóquio, Brasil chega à terceira final olímpica consecutiva no futebol masculino

A seleção brasileira terá a Espanha como adversária na disputa pela medalha de ouro

21:44 | Ago. 05, 2021

A seleção masculina de futebol chegou, em Tóquio, na terceira final consecutiva da modalidade nas Olimpíadas (Yoshikazu TSUNO/AFP) (foto: Yoshikazu TSUNO/AFP)

A seleção masculina de futebol do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio alcançou a final do torneio após vencer o México nos pênaltis na semifinal. A decisão da medalha de ouro, acontecerá na manhã do próximo sábado, 7, às 8h30min (horário de Brasília), contra a Espanha. Esta será a terceira vez consecutiva que o time masculino brasileiro chega na partida derradeira desta modalidade nos Jogos.

Em 2012, em Londres, quando o Brasil ainda não tinha nenhum ouro olímpico no futebol, o oponente foi o México e o resultado foi uma derrota por 2 a 1. Naquela ocasião, o atacante mexicano Oribe Peralta foi o carrasco dos brasileiros, com dois gols marcados.

Porém, em 2016, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, o selecionado canarinho finalmente conquistou o primeiro ouro olímpico, após empate por 1 a 1 e triunfo nas penalidades, com Neymar anotando o tento do tempo normal e a penalidade decisiva, que definiu o campeão.

Caso a conquista da medalha dourada se repita em Tóquio, o Brasil subiria para a terceira posição no quadro histórico de medalhas do futebol masculino nas Olimpíadas, com dois ouros, três pratas e dois bronzes. Somente Hungria e Grã-Bretanha, com três ouros cada, estariam à frente dos brasileiros nesta modalidade.

Oponente do Brasil na final da atual edição dos Jogos, a Espanha também vai em busca da segunda conquista olímpica no futebol masculino. Os espanhóis, assim como os brasileiros, foram campeões quando sediaram o evento, em 1992, na cidade de Barcelona. A Roja ainda acumula duas pratas, advindas dos Jogos de 1920 e 2000.