Fortaleza Basquete Cearense encara Paulistano no primeiro compromisso de 2021 do NBB

Carcará/Leão enfrenta Tigre para ficar mais perto de garantir vaga na Copa Super 8. Jogo terá transmissão da ESPN

20:37 | Jan. 04, 2021

Fortaleza Basquete Cearense quer abrir sequência de vitórias no NBB (foto: Luísa Xavier/FortalezaBC)

O Fortaleza Basquete Cearense começa o ano diante do Paulistano-SP, no Ginásio Antônio Prado Jr, pelo primeiro turno do NBB 2020/2021, nesta terça-feira, 5, às 20 horas. Em 13 jogos disputados na temporada, o Carcará/Leão venceu oito e perdeu cinco, ocupando a sexta colocação na principal competição do basquete brasileiro. Já o Tigre está em quinto, com oito vitórias e três derrotas. O duelo é fundamental para as equipes se aproximarem de uma vaga na Copa Super 8, que é disputada ao final do primeiro turno e rende vaga na Champions League das Américas. 

A equipe comandada por Alberto Bial está no páreo para terminar o turno inicial entre os oito melhores da competição. Conquistar a vaga é certamente um dos objetivos do Tricolor, visto que a equipe tem acumulado vitórias. Diante do Tigre, rival histórico dos cearenses, o triunfo é fundamental para começar o ano bem e mostrar aos rivais o quanto é capaz de derrotar adversários com jogadores mais qualificados.

A vitória diante do São Paulo, por 92 a 85, no dia 23 de dezembro, foi emblemática para a campanha do Tricolor. Embalado pelo triunfo contra o Soberano no último compromisso de 2020, o Leão quer manter a sequência conseguir a segunda vitória consecutiva contra um adversário que está entre os cinco melhores do NBB. O resultado trouxe ensinamentos, uma vez que foi possível mostrar o nível de competitividade da equipe.

A temporada brilhante do ala Desmond Holloway é a principal esperança do Fortaleza BC permanecer na zona de classificação para a Super 8. O norte-americano lidera a liga em média de pontos, com 24,8, além de ser o jogador mais eficiente do NBB. Seja quem for o adversário do Leão, o craque encontra soluções para o time ter boas atuações. O desempenho é tão notório que não é nenhum exagero o colocar entre os favoritos a conquistar o prêmio de jogador mais valioso da temporada (MVP).

O Paulistano se destaca pelo jogo coletivo — quatro jogadores têm média de pontos de dois dígitos. O cestinha do Tigre é o ala Cauê, com 13,9. Além dele, o armador Ruivo e o ala-pivô Vitão são destaques com 13,3 e 10,4, respectivamente. Fechando o quarteto de pontuadores, aparece o pivô Maique, com 10,4 por jogo. Como o adversário possui jogadores eficientes, é importante que a defesa do Carcará/Leão esteja preparada para limitar o desempenho ofensivo.

Fortaleza BC e Paulistano é um clássico dos playoffs no NBB. As equipes se enfrentaram na fase eliminatórias em quatro ocasiões. Nas temporadas 2012/13, 2016/17 e 2017/18, o Tigre avançou. A única vez que o Carcará triunfou em 2018/2019, quando o time avançou no mata-mata pela primeira vez na história.