Ilha do Guajiru sedia competição internacional de kitesurfe pela primeira vez

Superkite Brasil 2020 é realizado no Ceará há 18 anos, mas todas edições anteriores foram realizadas na praia do Cumbuco

17:50 | Nov. 10, 2020

Competição internacional de kitesurfe no Brasil será disputada na Ilha do Guajiru (foto: @romantsovaphoto / Superkite Brasil)

A principal competição internacional kitesurfe no Brasil continuará sendo realizada em solo cearense neste ano. O Superkite Brasil 2020 terá como sede a Ilha do Guajiru, em Itarema, entre os dias 17 e 21 de novembro. Durante os quatro dias de competição serão conhecidos os campeões do ano na modalidade kitesurfe freestyle. O evento traz os principais atletas do esporte para a disputa pelo título. A competição é chancelada pela Global Kitesports Association (GKA), organização mundial de esportes náuticos.

O Superkite Brasil é realizado há 18 anos, e todas as etapas anteriores foram realizadas na praia do Cumbuco. A organização do evento diz que a mudança "convida o mundo a conhecer mais um paraíso cearense, perfeito para a prática do esporte".

Superkite Brasil 2020 será disputado na Ilha do Guajiru (Foto: @romantsovaphoto / Superkite Brasil)

Desde a primeira edição, a competição colocou o Brasil e o Ceará como uma rota internacional para o kitesurfe. Muito por conta da realização de eventos esportivos náuticos e de velejo, o litoral cearense é conhecido mundialmente como um local propício para a prática.

A organização do Superkite espera alcançar o mesmo sucesso do ano passado, quando a repercussão do evento atingiu mais de 100 países e gerou publicidade mundial de mais de 1,8 milhões de euros.

Outras edições da competição de kitesurfe foram sediadas na praia do Cumbuco (Foto: @romantsovaphoto / Superkite Brasil)

Em razão da pandemia de Covid-19, foi elaborado um protocolo sanitário pela GKA e a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA), seguindo as recomendações da OMS e o decreto estadual vigente. O acesso ao evento será restrito aos atletas e as equipes de produção, seguindo uma área delimitada pela organização da competição.

Praia do Cumbuco durante Superkite Brasil de 2019 (Foto: @romantsovaphoto / Superkite Brasil)