Federação Internacional divulga diretrizes para retorno do tênis

Comunicado informa que, por enquanto, partidas de duplas estão descartadas e não haverá presença de espectadores

10:07 | Mai. 02, 2020

Com o direito de permanecer em Melbourne, Djokovic deve disputar o Aberto da Austrália (foto: AFP)

Pensando no retorno do tênis após a pandemia do coronavírus, a Federação Internacional de Tênis (ITF) divulgou na última sexta-feira, 1°, um comunicado com diretrizes para ajudar as entidades nacionais a reiniciarem a prática do esporte em seus respectivos países.

A nota informa que as determinações, voltadas no momento para competições locais, foram desenvolvidas com base nas normas da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a realização de eventos esportivos e o auxílio do presidente da Comissão de Ciência e Medicina Esportiva da ITF.

Contudo, reforça que “as diretrizes também enfatizam que as decisões tomadas pelos governos nacionais têm precedência e que o tênis (competitivo ou recreativo) não deve ser jogado até que os governos tenham relaxado suficientemente as restrições atualmente em vigor”.

Como medidas, a ITF estabelece que os jogadores devam permanecer a pelo menos 2m um do outro e sem contato físico (como um aperto de mão pós-jogo), andar em lados opostos da rede nas trocas e usar conjuntos separados de bolas (e as marcar claramente antes do jogo), além da proibição do compartilhamento de equipamentos. Quanto às partidas, a federação determina que apenas jogos individuais sejam realizados e sem a presença de espectadores.