Kobe Bryant morre em acidente aéreo

Helicóptero particular do ex-jogador caiu em Calabasas, na Califórnia. Acidente também vitimou sua filha e outras sete pessoas

16:52 | Jan. 26, 2020

Kobe Bryant morreu aos 41 e deixou um legado no esporte (foto: AFP)

Atualizado às 21h30min

A lenda do basquete Kobe Bryant morreu neste domingo (26), vítima de um acidente de helicóptero nos arredores de Los Angeles. Segundo informações da ESPN, a filha de Kobe, Gianna, de 13 anos, também foi vitimada. O voo seguia para a cidade de Newbury Park, onde Gianna, que estava iniciando a carreira como jogadora de basquete, participaria de uma partida. Outras sete pessoas morreram na queda.

O acidente aconteceu poucas horas depois da ex-estrela do Los Angeles Lakers, de 41 anos, felicitar nas redes sociais o atual astro da equipe californiana LeBron James por tê-lo ultrapassado e assumido o terceiro lugar na lista de maiores pontuadores da história da NBA, no sábado durante uma partida contra o Philadelphia 76ers. Bryant é o quarto maior cestinha da história da liga, com 33.644 pontos.

O site TMZ, de notícias de celebridades, foi o primeiro a noticiar o acidente, chegando a informar que havia cinco vítimas na aeronave. A informação foi depois corrigida pelas autoridades locais de salvamento.

O ex-jogador marcou história com a camisa do Los Angeles Lakers por 20 temporadas. Estreou na NBA aos 18 anos, tendo sido campeão da liga em cinco oportunidades: 2000, 2001, 2002, 2009 e 2010. Pela seleção norte-americana, ganhou a medalha de ouro olímpica duas vezes, em 2008 e 2012.

O acidente ocorreu pouco antes da abertura da rodada deste domingo dos jogos da NBA, com homenagens acontecendo ao início de jogos como o entre Denver Nuggets e Houston Rockets e a partida de Toronto Raptors contra San Antonio Spurs. O site oficial da liga de basquete decretou luto em seguida à confirmação da morte.

Além de estrela do esporte, Kobe Bryan foi contemplado com o Oscar, em 2018, pelo curta-metragem de animação "Dear Basketball". O próprio jogador idealizou a obra e fez a narração do curta, elaborado a partir de um poema escrito por ele na época em que resolveu encerrar a carreira.

Homenagens

Personalidades e fãs se solidarizaram pela internet e prestaram homenagens ao ex-jogador. A NBA destacou os feitos da carreira de Kobe e prestou condolências à família.

NBA Commissioner Adam Silver issued the following statement today regarding the passing of Kobe Bryant pic.twitter.com/P88GwIwmYV

— NBA (@NBA) 26 de janeiro de 2020

 

O futebolista brasileiro Neymar, do Paris Saint Germain, homenageou Kobe ao marcar seu segundo gol contra o Lille, pelo Campeonato Francês. O jogador fez um dois e um quatro com os dedos, remetendo à camisa 24 pela qual Bryant ficou conhecido nos Lakers.

Leia mais: Neymar faz 2 e homenageia Kobe Bryant em vitória do PSG

Kareem Abdul-Jabbar, considerado um dos maiores jogadores dos Lakers, publicou vídeo em que classifica Bryant como "muito mais que um atleta".

Most people will remember Kobe as the magnificent athlete who inspired a whole generation of basketball players. But I will always remember him as a man who was much more than an athlete. pic.twitter.com/9EZuwk8wrV

— Kareem Abdul-Jabbar (@kaj33) 26 de janeiro de 2020

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, considerou a morte do ex-jogador como "uma notícia terrível". Kobe era opositor do presidente, tendo afirmado que ele cria "divisão e raiva" e que não seria capaz de "fazer a América grande novamente", em referência ao slogan de campanha de Trump.

Reports are that basketball great Kobe Bryant and three others have been killed in a helicopter crash in California. That is terrible news!

— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 26 de janeiro de 2020

 

No Staples Center, estádio dos Los Angeles Lakers, centenas de fãs se aglomeraram para prestar homenagem a Kobe Bryant. O local recebe, esta noite, a cerimônia do Grammy, e está com os arredores interditados, o que não impediu a multidão de iniciar um memorial ao ex-jogador.

Flowers being set up at LA Live for Kobe Bryant

The Grammys are at Staples Center tonight, so plaza in front is blocked off. Dozens already beginning to gather here pic.twitter.com/6gHUVwGphB

— Jack Harris (@Jack_A_Harris) 26 de janeiro de 2020

 

Com informações Agência Brasil.