Ceará tem time de campeões no Brasileirão de Caratê, em Goiás

Evento começou nesta sexta-feira, no Ginásio Amando Grecco, em Trindade (GO). Carateca de 9 anos é um dos destaques

20:39 | Jul. 12, 2019

Christian, de 9 anos, espera ter longa carreira no caratê (foto: Divulgação)

A etapa final do Brasileirão de caratê esportivo está sendo realizada entre esta sexta-feira, 12 de julho, e o domingo, 14, no Ginásio Amando Grecco, em Trindade (GO). Promovida pela Confederação Esportiva e Educacional Brasileira de Karatê, o evento conta com a participação de atletas cearenses em busca do ouro. Os caratecas Christian Ibyson Nunes da Silva, de 9 anos, e Antonio Alexandre Oliveira Rosa, 25, do Projeto de karatê Bushi No Te do Instituto Beatriz e Lauro Fiuza (IBLF) são esperança de medalha. O instituto conta com outros 37 atletas da delegação cearense.

Ambos os atletas já disputaram o Brasileirão do Rio de Janeiro, em 2018, quando trouxeram medalhas para o Ceará — o mais jovem é dono de dois ouros e uma prata, o mais experiente ficou com três ouros, nas categorias kumite e kata. Mesmo com a pouca idade, Christian garante que pretende continuar lutando. Ele treina desde os 4 anos e hoje tem a faixa laranja como sua companheira. “Tenho expectativa para o Mundial. A parte mais difícil é o cansaço por conta das etapas e o nervosismo, mas eu não deixaria de fazer por nada. Quando está perto do campeonato treinamos todos os dias, mas não atrapalha na escola e agora estou me divertindo em Goiás nas férias”, afirma.

Antonio Alexandre tenta se manter no topo do ranking de sua categoria (Foto: Divulgação)

Já o professor e atleta Antonio Alexandre Oliveira Rosa, 25, mantém seu nome no topo do ranking mundial e espera bons resultados para a equipe. “Estamos nos preparando desde 16 de junho quando aconteceu nossa última copa em Fortaleza”.

A euforia do evento levou os esportistas a fazerem campanhas, venda de alimentos e brechós para o custeio da viagem. A recompensa, contudo, vem do tatame. Mesmo longe de casa e saindo do orçamento, o esporte tem influenciado muitas famílias a introduzirem seus filhos na busca do sonho olímpico.

Com a preparação acontecendo desde o Pan-Americano da modalidade, em 2018, a convocação aconteceu dia 28 de maio. O foco atual é no Brasileiro. O objetivo maior dos atletas, porém, segue na disputa do Mundial de Caratê, que vai acontecer em Fortaleza, entre os dias 17 a 20 de outubro, no Ginásio Paulo Sarasate. A convocação opara a competição será definida por meio da classificação por etapas, com os caratecas de melhor posição subindo no ranking, até a linha de corte, que define os representantes.