Consulado japonês do Rio de Janeiro celebra o Dia Mundial do Judô

No próximo sábado, dia 28 de outubro, será celebrado o Dia Mundial do Judô. Aproveitando a data, o Consulado Geral do Japão do Rio de Janeiro e a Associação Nagai, tradicional academia da modalidade, promoverão evento com origami, Taiko, espécie de tambor japonês e ainda uma palestra da Procuradora Federal, Dra. Chiara Ramos, sobre a arte marcial. [?]

20:30 | Out. 25, 2017

No próximo sábado, dia 28 de outubro, será celebrado o Dia Mundial do Judô. Aproveitando a data, o Consulado Geral do Japão do Rio de Janeiro e a Associação Nagai, tradicional academia da modalidade, promoverão evento com origami, Taiko, espécie de tambor japonês e ainda uma palestra da Procuradora Federal, Dra. Chiara Ramos, sobre a arte marcial.

A festividade acontece a partir das 10 horas (de Brasília) na Quadra do Plantando o Amanhã, em Del Castilho, no Rio de Janeiro. O cônsul-geral do Japão, Yoshitaka Hoshino, explicou as bases da comemoração e os ideais do judô.

?Essa data foi escolhida por causa do aniversário do fundador do Judô, Mestre Jigoro Kano. O princípio da prosperidade e benefícios mútuos é uma das bases do ensinamento do mestre. Isto é, estabelecer um espírito de confiança e ajuda mútua, respeitando e agradecendo os adversários. Fico muito feliz em participar neste dia da ação cultural?, afirmou.

A iniciativa das comemorações é da técnica de judô Silvana Nagai, diretora da Associação Nagai e coordenadora de projetos sociais em Del Castilho e no Complexo do Alemão. Na associação, mais de 150 crianças e jovens são atendidos e praticam o judô.

28 de outubro foi escolhido como Dia Mundial do Judô pela Federação Internacional da modalidade, por se tratar da data de nascimento do mestre Kano. Ele criou a arte marcial que ensina não só autodefesa, mas também para a busca de equilíbrio físico e espiritual.

Gazeta Esportiva