Fórmula 1 deve manter barbatanas na temporada de 2018

Após os carros para a temporada de 2017 terem sido divulgados, muitos fãs reclamaram da adição de barbatanas e das asas em T. Com isso, o Grupo de Estratégia mudou o regulamento e proibiu a utilização dos itens em 2018, no entanto, a situação das barbatanas está sendo reconsiderada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) [?]

18:45 | Set. 15, 2017

Após os carros para a temporada de 2017 terem sido divulgados, muitos fãs reclamaram da adição de barbatanas e das asas em T. Com isso, o Grupo de Estratégia mudou o regulamento e proibiu a utilização dos itens em 2018, no entanto, a situação das barbatanas está sendo reconsiderada pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e pelas equipes após reunião no início desta semana.

Um dos pontos que envolve a decisão é o fato de as escuderias não estarem satisfeitas com o espaço para exibição de patrocínios nos carros. Desde o GP da Espanha, o nome dos pilotos e o número dos carros ficaram maiores em uma tentativa para ajudar na identificação. Após discussões para resolver o problema, foi sugerido que as barbatanas voltassem.

Andy Green, diretor técnico da Force India, revelou que depois das equipes apoiarem a ideia, o Grupo de Estratégia da Fórmula 1 está estudando uma proposta para que a barbatana seja utilizada para identificar os pilotos. Apesar disso, as assas em T deverão ser banidas.

?A barbatana possivelmente ainda estará conosco (na próxima temporada). Eles estão estudando uma mudança na redação (das regras) para trazer a tampa do motor de barbatana de volta, porque as equipes perceberam que perderam espaço para os patrocinadores?, explicou o executivo.

Além disso, outra mudança no regulamento técnico da F1 foi aprovado pelas equipes para 2018. Os monkey seats, espécie de mini asa debaixo da asa traseira, foram proibidas.

Gazeta Esportiva