Fortaleza BC encara Caxias do Sul em mais um duelo do NBB

Atualmente, o Basquete Cearense é o 16º colocado do NBB e vem de três derrotas consecutivas

16:15 | Dez. 22, 2025

Por: João Bosco Neto
Este é o segundo compromisso do Carcalaion no Rio Grande do Sul (foto: Carlos Roosewelt / FBC)

O Carcalaion entra em quadra nesta terça-feira, 23, buscando retomar o caminho das vitórias. A equipe cearense viaja até a Serra Gaúcha para enfrentar o Caxias do Sul, no ginásio do Sesi, às 19h30min, após ser derrotada por 95 a 62 pelo União Corinthians no duelo anterior. Atualmente, o Basquete Cearense é o 16º colocado do NBB.

O confronto contra os também gaúchos de Santa Cruz do Sul-RS, foi marcado pela superioridade adversária, com Fortaleza Basquete Cearense sendo pouco efetivo no ataque e com dificuldades no momento defensivo. Por este fato, a equipe alencarina foi derrotada em todos os quartos da partida.

No lado defensivo da bola, os números gerais da temporada não animam a torcida cearense. O Carcalaion é o time com a maior média de pontos sofridos por jogo, 89,56, e o terceiro com mais pontos sofridos no total, com 1543 pontos. Dentre os principais problemas da equipe, o que mais chama atenção é a dificuldade em conter os arremessos do perímetro.

Os cearenses são a equipe que mais permite conversão de arremessos de três pontos. São, em média, 12 arremessos do tipo convertidos por partida, conferindo um aproveitamento de 38,14% aos rivais. A agremiação alencarina também é a quarta que mais cede rebotes aos adversários, com uma média de 40,19 por duelo.

Na fase ofensiva, as estatísticas são mais animadoras e mostram um time até mais consistente. Em média de pontos, o Carcalaion é o 11º, com 79,06, e o 12º em pontos totais, com 1,265 mil pontos. Porém, assim como na defesa, o Fortaleza vai mal na linha dos três, sendo a terceira equipe que menos converteu arremessos da região, com 125 totais.

Vale lembrar que a agremiação cearense sofre com lesões e desfalque nas últimas partidas. Jack Gohlke e Alex, atletas com desempenho consistente no time titular, não atuaram contra o União Corinthians devido ao protocolo de concussão do NBB, o que diminuiu a rotação da equipe e sobrecarregou Michael Dupree.

O Caxias do Sul, por sua vez, é o atual 10º colocado da tabela do Novo Basquete Brasil. O time gaúcho tem uma média de pontos pior que a do Fortaleza, 73,88, e é bem regular na defesa, sofrendo 77,19 pontos em média por jogo.

A principal estrela do clube da Serra Gaúcha é o ala Humberto, que lidera o elenco em pontos, 12,3, rebotes, 5,8 e assistências, 3,4.