João Fonseca vence norte-americano e avança à terceira fase de Wimbledon

Dando sequência ao torneio, Fonseca enfrentará chileno Nicolás Jarry na terceira fase de Wimbledon, na próxima sexta-feira, 4

13:23 | Jul. 02, 2025

Por: Levi Lima
Tenista brasileiro João Fonseca garantiu classificação para terceira fase de Wimbledon (foto: HENRY NICHOLLS / AFP)

O tenista João Fonseca segue vivo no Torneio de Wimbledon, em Londres (ING). O brasileiro, atual número 54 no ranking ATP, venceu o norte-americano Jenson Brooksby, 101ª colocado, na manhã desta quarta-feira, 2, por 3 sets a 1, com parciais de 6/4, 7/5, 6/2 e 6/4.

Após duas horas de atraso, devido à chuva na capital inglesa, o jovem de 18 anos superou o tenista americano, que já ocupou a 33ª colocação no ranking e foi segundo colocado no ATP de Eastbourne, no último domingo, 29, após perder a final para Taylor Fritz — algoz de Fonseca no torneio.

Agora, dando sequência ao torneio, Fonseca enfrentará o chileno Nicolás Jarry na terceira fase de Wimbledon, na próxima sexta-feira, 4. O rival sul-americano despachou Learner Tien, dos Estados Unidos, por 3 a 0.

João Fonseca x Jenson Brooksby: como foi o jogo

João começou o primeiro set muito bem. Com um excelente saque, o brasileiro confirmou todos os seus serviços e, de forma agressiva, cansou o norte-americano.

No quinto game, Fonseca conseguiu sua primeira quebra de serviço e em seguida ampliou para 4 a 2, abrindo caminho para vencer o set. Brooksby ameaçou uma reação, mas não pôde conter o carioca, que venceu por 6 a 4.

O segundo set foi bem mais complicado. O norte-americano começou a se impor no jogo e conseguiu devolver alguns saques de João. Os tenistas não sofreram quebras e levaram a decisão até o fim.

Com 5 a 4 no placar, Brooksby teve a chance de uma quebra e dois set-points nas mãos. Entretanto, João conseguiu salvar os dois pontos do norte-americano e ainda fechou o game, igualando tudo em 5 a 5.

Brooksby se mostrou irritado com sua performance e com a torcida a favor do brasileiro e, a partir daí, começou a comemorar efusivamente seus pontos. Por sua vez, João também chamou os fãs na quadra 12 para si. Por fim, o norte-americano conseguiu a quebra no 12º game e fechou o set em 7 a 5.

Após um set muito intenso, João Fonseca foi dominante no terceiro período. Rapidamente, com direito a duas quebras de serviço, o brasileiro abriu 3 a 0 e ditou o ritmo do jogo.

Porém, Brooksby não se abateu, conseguiu um break e levou os dois games seguintes, diminuindo para 3 a 2. João manteve a tranquilidade, realizou mais uma quebra, venceu três games seguidos e levou o terceiro set por 6 a 2.

Após ser dominado no terceiro set, Brooksby voltou bem ao jogo. Cada tenista confirmou seus saques e o norte-americano abriu 2 a 1. Entretanto, com muito apoio da torcida, João Fonseca virou o duelo para 3 a 2 com direito a uma quebra.

Por muito pouco João não abriu 5 a 2. No sétimo game, o brasileiro teve dois break-points, salvos por Brooksby, que diminuiu para 4 a 3. Em seguida, o norte-americano cresceu no jogo, quebrou o serviço do carioca e igualou para 4 a 4.

Em mais um exemplo de frieza, João não se abalou, devolveu o quebra que sofreu e tomou à frente com 5 a 4 no quarto set. No game seguinte, Brooksby teve três break-points, salvos pelo brasileiro. Por fim, com um saque poderoso, Fonseca venceu o norte-americano e venceu o set por 6 a 4.

Com Gazeta Esportiva