Brasil fica fora do pódio no penúltimo dia do Mundial de Judô em Budapeste
Competição se encerra nesta quinta-feira, 19, com dois brasileiros na disputa
12:24 | Jun. 18, 2025
No sexto dia de competições do Mundial de Judô, em Budapeste (HUN), o Brasil não conseguiu subir ao pódio nas categorias em que esteve representado. Nesta quarta-feira, 17, os judocas Leonardo Gonçalves, Beatriz Freitas e Karol Gimenes foram eliminados antes da disputa por medalhas.
Favorito na categoria até 100 kg após conquistar o bronze em Paris-2024, Leonardo Gonçalves caiu nas oitavas de final diante do sul-coreano Se Heon Kim e ficou fora da repescagem.
Na chave feminina, categoria até 78 kg, Karol Gimenes e Beatriz Freitas fizeram boas campanhas, com ambas chegando às quartas de final. Beatriz Freitas, aliás, chegou às quartas após eliminar a britânica Emma Reid, um dos prinicipais nomes da chave. Beatriz, entretanto, foi eliminada pela eslovena Metka Lobnik.
Karol Gimenes, por sua vez, caiu para a portuguesa Patrícia Sampaio, número 1 da categoria no ranking mundial e ampla favorita do confronto.
Na repescagem, ambas tentaram seguir na briga pelo bronze, mas também foram eliminadas: Karol pela japonesa Kurena Ikeda e Beatriz pela chinesa Zhenzhao Ma.
No último dia de competição, nesta quinta-feira, 19, Beatriz Souza, atual campeã olímpica, é a principal esperança de medalha para o Brasil. Além dela, Rafael Buzacarini também representa o País no dojô.