Fique por dentro: saiba quem são os destaques dos playoffs da NBA

Com elencos afiados, jovens em ascensão e veteranos em busca de redenção, os playoffs da NBA 2025 já começam a desenhar um cenário competitivo que mistura favoritismo, surpresas e confrontos eletrizantes

19:57 | Abr. 25, 2025

Por: Victor Barros
Principal liga de basquete do mundo, a NBA está na sua fase decisiva (foto: BRIAN SEVALDNBAE / Getty ImagesGetty Images via AFP)

Os playoffs da NBA, principal liga de basquete do mundo, seguem em ritmo acelerado nos Estados Unidos. Com algumas séries já chegando ao terceiro ou quarto jogo, começam a despontar equipes que se consolidam como fortes candidatas ao título da competição mais prestigiada da modalidade.

Um dos destaques até aqui é o Oklahoma City Thunder. Líder da Conferência Oeste na temporada regular, a equipe vem confirmando o bom momento e mostrando por que é uma das franquias mais empolgantes de se assistir. Com um estilo de jogo fluido, centrado nas mãos do armador Shai Gilgeous-Alexander — favorito ao prêmio de MVP da temporada —, o Thunder tem dominado o Memphis Grizzlies.

A série já se encaminha para o quarto jogo e tudo indica uma possível "varrida" por 4 a 0. Até agora, foram vitórias contundentes: 131 a 80 no primeiro jogo, 118 a 99 no segundo e 114 a 108 no terceiro.

Outros favoritos ganham força

Além do Oklahoma City, outras três franquias também abriram 2 a 0 em suas respectivas séries: Cleveland Cavaliers, Indiana Pacers e Boston Celtics.

O Cavaliers, que terminou a temporada como o melhor time do Leste, enfrenta o Miami Heat, que ainda tenta se reencontrar após a saída de sua principal estrela, Jimmy Butler — hoje no Golden State Warriors. Sem grande resistência do adversário, o time de Ohio venceu os dois primeiros jogos com autoridade: 121 a 100 e 121 a 112.

Já o Pacers tem sido uma das maiores surpresas até o momento. Não apenas pelo bom desempenho, mas pela maneira dominante com que vem superando o Milwaukee Bucks — uma equipe tradicionalmente cotada para ir longe nos playoffs, mas que não tem conseguido reproduzir o estilo de jogo que a consagrou nos últimos anos. Comandados por Tyrese Haliburton, os Pacers venceram por 117 a 98 e 123 a 115.

Os atuais campeões, Boston Celtics, também começaram com duas vitórias, embora com mais dificuldade. O confronto contra o jovem e promissor Orlando Magic tem sido equilibrado. Após vencerem o primeiro jogo por 103 a 86, os Celtics suaram para garantir o segundo, vencendo por 109 a 100. A má notícia ficou por conta da lesão do astro Jayson Tatum, que preocupa a equipe para a sequência da série.

Outros confrontos movimentam os playoffs

Além dos duelos mencionados, outras séries também estão em andamento e prometem emoção: Denver Nuggets x Los Angeles Clippers: confronto equilibrado entre duas potências do Oeste, com destaque para Nikola Joki e Kawhi Leonard. Até o momento, duas vitórias dos Clippers: 105 a 102 e 117 a 83.

Houston Rockets x Golden State Warriors: os jovens Rockets tentam surpreender os experientes Warriors, liderados por Stephen Curry e o recém-chegado Jimmy Butler. O GSW venceu o primeiro por 95 a 85, mas Houston empatou a série com uma vitória por 109 a 94.

Los Angeles Lakers x Minnesota Timberwolves: duelo entre o veterano LeBron James e o dominante Rudy Gobert, com boas chances de ir até o sétimo jogo. Até agora, uma vitória para cada lado: 117 a 95 para os Wolves e 94 a 85 para os Lakers.

Detroit Pistons x New York Knicks: os Knicks buscam impor sua tradição diante de um Pistons em reconstrução, mas que vem mostrando evolução. Em três jogos, vantagem para Nova York: vitórias por 123 a 112 (1º jogo) e 118 a 116 (3º). Detroit venceu o segundo por 100 a 94.